Crianças: Mais pistas do que listas para o novo ano
Está tudo em andamento. Há livros ainda sem data certa de edição, há livros que não chegaram à gráfica, há os que ainda saem das mãos dos ilustradores e escritores. Chegam-nos esboços, títulos, sinopses, até pistas sem palavras nem imagens. Tudo junto, parece uma espécie de fábrica muito colorida onde se engendrassem histórias, gente, mundos. Uma fábrica onde, à medida que telefonamos para esta e aquela editora, vamos obtendo uma ou outra amostra do que aí vem.
Por outro lado, também há algumas listas já feitas, reedições preparadas, datas a apontar no calendário para saber o que esperar à medida que o ano avança. Haverá um pouco de tudo no ano que agora começou. Certo é que o álbum ilustrado está para ficar. E os "nomes de cartaz" da literatura para a infância são, muitas vezes, os ilustradores. Chame os miúdos, pegue na caneta e, embora não possamos prometer sempre o calendário, aponte num papel o que aí vem.
O cérebro, um músico e uma irmã
Comecemos pelas editoras independentes. Lembra-se do Lá Fora - Guia para Descobrir a Natureza, da editora Planeta Tangerina? Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso preparam agora Cá Dentro. Por dentro, entenda-se o nosso cérebro. Isabel, que além de escrever o texto - enquanto Madalena faz as ilustrações - é editora (ver entrevistas ao lado) diz que estão a trabalhar com neurocientistas.
Para meados de março podemos esperar, ainda do mesmo "planeta", Os figos são para quem passa com texto de João Gomes de Abreu e ilustrações de Bernardo P. Carvalho. Lembra-se de Arnaldo Antunes, o músico que com Marisa Monte e Carlinhos Brown formava a banda brasileira Tribalistas? É ele o autor de Imagem, que será ilustrado por Yara Kono. Mana, com texto e ilustração de Joana Estrela, venceu o I Prémio de Serpa para Álbum Ilustrado e será editado também em março. Uma pista: "Não estranhem os leitores encontrar páginas riscadas, autocolantes colados ou desenhos rabiscados sobre as imagens. A irmã mais nova passou por aqui!"
Margarida Noronha, editora da Kalandraka, não quer revelar quase nada da nova coleção que aí vem. Deixa, contudo, a promessa de Sonho com Asas, ilustrado por Fátima Afonso e com texto de Teresa Marques, que deverá estar nas livrarias em maio. A obra venceu a menção honrosa do VII Prémio Compostela em 2014.
Walter Benjamin para crianças
Miguel Gouveia, que nestes dias anda a braços com a Ilustrarte - Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, avança que a Bruaá editará, em fevereiro, Céu de Sardas, com ilustrações de Alicia Baladan, do Uruguai, e texto da franco-portuguesa Inês d"Almeÿ. Para o segundo trimestre do ano, um livro do pensador - para resumir numa palavra a sua extensíssima obra - alemão Walter Benjamin (1892-1940), ilustrado por Marta Monteiro. Extraído de uma das emissões do programa de rádio de Benjamin para crianças, terá como título Um dia de loucos.
Na Orfeu Mini, coleção para a infância da Orfeu Negro, destaca-se A Baleia, de Benji Davies - já este mês nas livrarias -, é o primeiro trabalho do conceituado ilustrador britânico publicado em Portugal. No próximo mês chega O que aconteceu à minha irmã?, de Simona Ciraolo, autora de Quero um Abraço. Está prometido um livro de Catarina Sobral - autora de livros como O Meu Avô ou A Sereia e os Gigantes - para março. Carla Oliveira, a editora, aconselha-nos a esperar por Ahab e a Baleia Branca, do espanhol Manuel Marsol, que o construiu a partir do clássico Moby Dick, de Herman Melville.
Para não esquecermos abril
O Pato Lógico diz-nos para apontarmos para o período que vai de março a junho para esperarmos por novos títulos da coleção "Imagens que contam", com títulos de André da Loba, Catarina Sobral, Afonso Cruz ou Bernardo P. Carvalho. Outra das novidades é um atividário (glossário com atividades) - que acresce a Mar e Teatro - acerca do Estado Novo e o 25 de Abril. André Letria assina a ilustração, agora com texto de José Jorge Letria.
Uma nova Aventura
Uma Aventura na Madeira é o novo título da série de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Sai em fevereiro, editado pela Caminho, chancela da Leya. Já a Porto Editora aposta este ano na reedição de obras de Maria Alberta Menéres: Ulisses, À Beira do Lago dos Encantos, assim como a sua tradução dos Contos de Perrault, com todo o imaginário presente do criador do Capuchinho Vermelho, A Bela Adormecida ou o Gato das Botas. Todos em janeiro. Outra das novidades da editora, esta para abril, é Oh, Não! Adotei Um Elefante!, de David Walliams, ator britânico que entra nas séries Doctor Who e Little Britain. E há muito mais. Apontou até aqui?