Trump insiste que política dos EUA em relação a Pyongyang não tem funcionado

Trump arrisca colocar os Estados Unidos "no caminho da terceira guerra mundial" com as suas ameaças a determinados países, disse o senador republicano Bob Corker
Publicado a
Atualizado a

O Presidente norte-americano insistiu esta segunda-feira que a política usada pelos Estados Unidos para lidar com a Coreia do Norte não tem funcionado, frisando que Washington deu "mil milhões de dólares" sem receber nada em troca.

"O nosso país tem vindo a lidar sem sucesso com a Coreia do Norte durante 25 anos, dando mil milhões de dólares e sem receber nada. A política não funcionou!", escreveu esta segunda-feira Donald Trump numa nova mensagem na rede social Twitter.

Nos últimos dias, o líder norte-americano tem publicado um conjunto de mensagens no Twitter, a par de declarações públicas, que têm reforçado a possibilidade de uma ação militar dos Estados Unidos contra a Coreia do Norte.

No sábado, também no Twitter, Trump publicou uma mensagem em que afirmou que "só uma solução resultará" com a Coreia do Norte, mas sem fornecer mais pormenores.

"Os Presidentes e os seus governos andam há 25 anos a falar da Coreia do Norte", escreveu então Trump, acrescentando que "os acordos passados e as enormes quantias de dinheiro gastas não sortiram efeito".

"Os acordos foram violados antes mesmo de a tinta secar. Tenho muita pena, mas só uma coisa resultará", concluiu.

Dias antes, na quinta-feira durante uma receção na Casa Branca, Trump fez outra declaração evasiva, sem a explicar: "Talvez seja mesmo a calmaria antes da tempestade".

O chefe de Estado norte-americano tinha acabado de participar numa reunião com os principais responsáveis militares do país para debater os assuntos sensíveis do momento, entre os quais o Irão e a Coreia do Norte.

No dia seguinte, e questionado pela imprensa sobre essa declaração, o Presidente respondeu apenas: "Vocês vão ver".

Também no Twitter, e perante a confirmação do secretário de Estado (Rex Tillerson) da existência de contactos entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, Trump reagiu: "Disse ao Rex Tillerson, o nosso maravilhoso secretário de Estado, que ele está a perder o seu tempo a negociar".

"Poupa a tua energia, Rex, nós faremos o que temos de fazer", disse então.

Nos últimos meses, Trump e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, têm estado envolvidos numa escalada de retórica que progressivamente fica mais violenta e bélica, com ambos a lançarem ameaças de um ataque nuclear.

Numa entrevista publicada no domingo passado pelo jornal The New York Times, o senador republicano Bob Corker disse que Trump arrisca colocar os Estados Unidos "no caminho da terceira guerra mundial" com as suas ameaças a determinados países.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt