Consulte aqui as entradas no superior
45 277 entradas no Superior na 1.ª fase
Mais colocados com médias mais baixas
Pelo terceiro ano consecutivo, a 1.ºa fase de acesso ao ensino superior público bateu os recordes de colocações, chegando às 45 277, mais 941 do que em 2008.Por preencher ficaram ainda 6102 vagas, que serão disputadas na 2.ª fase de acesso, que arranca na próxima segunda-feira, e nos concursos especiais, nomeadamente para maiores de 23 anos.
No entanto, dos 52539 candidatos à 1.ª fase, 86% ficaram desde já colocados. E, entre estes, mais de metade (54%) conseguiu entrar no curso que tinha escolhido como primeira opção.
Relativamente ao ano passado nota-se uma tendência de quebra nas médias de acesso. Desde os cursos mais requisitados às licenciaturas com menor procura. A Medicina da Faculdade do Porto voltou a ser a mais exigente (nota mínima de 18,37), mas baixando cerca de duas décimas em relação ao ano passado.
Por outro lado, foram muitas – 14 – as licenciaturas que permitiram a entrada com médias inferiores a 10 valores. Entre elas a Sociologia em regime pós-laboral no instituto Superior Técnico (9,6). Cinco cursos deram acesso com a nota mínima exigida: 9,5. Incluindo Filosofia na Universidade de Coimbra.