Conservatório e Secundária Camões com obras prioritárias
As Escolas de Música e Dança do Conservatório nacional, a Escola Secundária Camões e a Escola Básica Integrada do Parque das Nações - todas em Lisboa - integram a lista de intervenções identificadas como "prioritárias" pelo Ministério da Educação, anunciou o ministro Tiago Brandão Rodrigues durante a discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2016.
No que toca ao Conservatório de Lisboa, onde funciona a Escola de Música e alguns serviços da Escola de Dança, o ministro disse que está prevista a abertura de concurso ainda em 2016, com a intervenção a arrancar em 2017. Está previsto - a inscrever no próximo orçamento - "um investimento de 9 milhões de euros, sendo que a Parque Escolar [responsável pela gestão e requalificação da rede de escolas secundárias] assegura meio milhão de euros para o seguro de uma parcela ainda a definir pela empreitada".
Outra escola para a qual há muito é reclamada uma intervenção é a Secundária Camões sendo que, segundo o ministro, esta terá também tratamento "prioritário", com o lançamento ainda este ano dos estudos de Arquitetura e de um concurso para a empreitada, a arrancar também no próximo ano.
A segunda fase da construção da Escola Básica Integrada do Parque das Nações deverá ter início "ainda este ano, uma vez que está inscrita uma verba no orçamento do Estado", podendo recorrer-se a adicionais caso seja necessário. "Estamos no processo de reunir com os agentes relevantes, incluindo a Câmara de Lisboa e a Associação de Pais", disse Tiago brandão Rodrigues, adiantando que o projeto será alvo de uma "necessária revisão".
O ministro abordou ainda a situação de várias escolas que têm ainda coberturas de fibrocimento (com amianto), confirmando que prossegue o levantamento das obras ainda necessárias e adiantando que ao caso da escola de Oliveira do Hospital - que tem sido muito mediatizado - "foi dada prioridade, porque é de facto uma prioridade a intervenção nesse estabelecimento".