Conferência debate 25 anos de Portugal europeu

Siga no 'site' do 'Diário de Notícias' a conferência sobre "25 anos de Portugal europeu", que decorre hoje no Pátio da Galé, em Lisboa, entre as 09.30 e as 18.00. Pode aceder à transmissão em direto através da janela que se encontra no canto superior da homepage do site.
Publicado a
Atualizado a

Antes de entrar na União Europeia - tal como a foto de Mário Soares a assinar o tratado de adesão - Portugal era um país mais a preto e branco. No primeiro quarto de século de integração foi ganhando cor como fazendo parte de um clube de países ricos. Porém, ficaram dúvidas: Que vantagens teve a adesão à UE? O nível de vida melhorou? Quais os custos desta integração? Estas são algumas das questões às quais o estudo "25 anos de Portugal europeu", iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), procura responder.

O estudo - encomendado há dois anos à sociedade de consultores Augusto Mateus & Associados - é apresentado hoje durante uma conferência que se realiza no Pátio Galé, em Lisboa, entre as 09.30 e as 18.00. Entre os intervenientes da parte da manhã contam-se Alexandre Soares dos Santos, Marina Costa Lobo, Augusto Mateus, Daniel Bessa e Pedro Pita Barros. E os painéis da tarde contam com oradores como Manuel Villaverde Cabral, Elisa Ferreira, Teodora Cardoso, António Sampaio e Mello, Rui Ramos, Carlos Costa e António Barreto.

A FFMS escolheu o DN como parceiro da iniciativa, da qual resultam trabalhos como o de hoje e um extenso dossier que será publicado amanhã sobre o dinheiro dos fundos estruturais e que inclui opiniões do presidente da fundação, António Barreto, do coordenador do estudo, Augusto Mateus, e do ministro responsável pela gestão dos fundos comunitários, Miguel Poiares Maduro.

O estudo será publicado num livro que estará à venda a partir de hoje e que custará 35 euros. As conclusões e dados deste trabalho serão escrutinados até ao início de setembro no DN, que terá roteiros semanais de análise a várias áreas da nossa sociedade e economia. Um "raio X" ao Portugal europeu, que será analisado como nunca.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt