Companhia Pé de Vento evoca Manuel António Pina
Tendo por base o texto de Manuel António Pina, falecido em outubro de 2012, a estreia de os Macacos Não se Medem aos Palmos é, segundo João Luiz, o encenador, "uma evocação ao poeta e a celebração dos 35 anos da companhia." O desejo da ascensão marca a tónica deste monólogo que conta a história de Basílio, "o macaco que quer subir na vida, para tal compra o título de barão,mas para ser gente tem de casar", explica o encenador. "A ascensão da sociedade e o que é preciso para se ser gente", é esta a mensagem do conto, diz João Luiz.
Apesar do entrave inicial do pai, Basílio, o macaco que começou por ser um simples ajudante de tocador de realejo, consegue alcançar os seus intentos e casar com Elvira.
Quanto à cenografia, o pretendido era "voltar a falar do espaço público que tem desaparecido", relembra o encenador. Falta o contacto entre as pessoas, o saírem para rua conversar, debater ideia", ideias remata. Sobra a obra infanto -juvenil de Manuel António Pina diz que "vai perdurar durante muito tempo como o paradigma da nova linguagem que se estabeleceu na literatura portuguesa.