Como a SpaceX quer levar pessoas a Marte
A SpaceX parece já ter deixado para trás o trauma do acidente de setembro que resultou na explosão de um foguetão durante testes de rotina para mais um lançamento e dá os primeiros passos para um ambicioso projeto de levar humanos a Marte.
Veja neste gráfico animado como a SpaceX projeta realizar a missão (carregue no 'play' no canto inferior direito):
[HTML:html|SpaceXtoMars.html|640|610]
Antes de mais, a empresa privada, cujos foguetões e cápsulas têm sido utilizados, designadamente, para levar materiais para a Estação Espacial Internacional, precisa de realizar com êxito missões tripuladas, o que deverá acontecer em breve.
Os seus planos incluem fazer o abastecimento dos foguetões 30 minutos antes do lançamento, já com os astronautas a bordo. Isto tem preocupado a NASA que, ao recordar a explosão de setembro, defende que o abastecimento de uma nave é uma operação perigosa e não deve ser feita com pessoas a bordo.
A empresa fundada pelo empresário Elon Musk afirma, no entanto, já ter um processo de reabastecimento e lançamento confiáveis que minimiza os riscos para as pessoas no foguetão. A empresa defendeu ainda que nunca ficou claro o que aconteceu na explosão do foguete.