Comissão Nacional de Proteção de Dados confirma existência de 'lista VIP'

Cavaco Silva, Passos Coelho, Paulo Portas e Paulo Núncio eram os quatro nomes que integravam a lista, confirma documento do fisco obtido pela Comissão.
Publicado a
Atualizado a

A Comissão Nacional de Proteção de Dados confirmou hoje a existência de uma 'lista VIP' de contribuintes na Autoridade Tributária incluindo os nomes do Presidente da República, do primeiro-ministro, do vice-primeiro-ministro e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Segundo uma deliberação da semana passada e publicada hoje, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) divulga um e-mail enviado pela Área de Segurança Informática do fisco (ASI) especificando o universo sujeito a alerta 'VIP'.

"Informo que o universo sujeito a alerta 'VIP' é o seguinte: Passos Coelho, Cavaco Silva, Paulo Portas, Paulo Núncio", refere a ASI no e-mail, datado de 24 de fevereiro e enviado à Direção de Serviços de Auditoria Interna (DSAI) e a Graciosa Delgado, diretora da área de informática.

O caso das "lista VIP" de origem a três inquéritos: a este da Comissão Nacional de Proteção de Dados, a um outro da Inspeção-Geral das Finanças; e a um outro da Procuradoria-Geral da República.

A 26 de março, o DN noticiara que eram estes os quatro nomes que constavam da controversa lista, segundo dizia o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt