Comissão Europeia lança prémio de jornalismo Fernando de Sousa
A Comissão Europeia anunciou hoje o lançamento do prémio de jornalismo Fernando de Sousa, que será atribuído a jornalistas e estudantes de cursos de media que tenham contribuído "de forma notável" para os temas de assuntos europeus.
O prémio é apresentado hoje, dia 9 de maio, Dia da Europa, e será atribuído, pela primeira vez, na mesma data do próximo ano, refere um comunicado da Representação da Comissão Europeia em Portugal. "O prémio de jornalismo Fernando de Sousa visa honrar e perpetuar o profissionalismo do jornalista", refere.
Fernando de Sousa foi um jornalista português especializado em assuntos europeus, que passou pela RDP, BBC, Diário de Notícias e SIC e faleceu a 9 de outubro de 2014. O prémio será atribuído a jornalistas e estudantes de cursos de jornalismo e comunicação social que tenham contribuído "de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia em Portugal".
A Representação da Comissão Europeia em Portugal adianta que o prémio é atribuído "num espírito de respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e no contexto da intenção da Comissão Europeia de melhorar a comunicação entre as instituições da UE e os cidadãos europeus".
As candidaturas elegíveis são artigos e reportagens que abordem questões importantes a nível europeu ou que promovam um melhor conhecimento das instituições ou políticas europeias e que tenham sido publicados ou difundidos entre 9 de maio deste ano e 14 de janeiro de 2017.
Estes artigos e reportagens candidatos ao prémio têm de ter sido elaborados em português, num meio de comunicação português e que não tenham recebido qualquer outra distinção.
A apresentação das candidaturas para a edição de 2017 terá início a 15 de janeiro de 2017 e terminará a 1 de março do mesmo ano.
O lançamento do prémio de jornalismo Fernando de Sousa, que decorre ao final do dia em Lisboa, contará com a presença do presidente do Conselho de Administração da Impresa, Francisco Pinto Balsemão, da família e amigos do jornalista.
[artigo:4170831]