Benfica vence lituanos do BC Nevezis na Taça da Europa
Antywane Robinson acabou por ser o jogador mais valioso do encontro, ao somar 27 pontos, cinco ressaltos e três assistências. E contabilizou sete triplos em nove tentativas (77,8%). Robinson foi muito bem acompanhado pelo poste e compatriota Raven Barber, autor de 20 pontos e seis ressaltos.
A equipa da Luz conseguiu assim iniciar esta competição europeia com uma vitória num grupo que se antevê muito equilibrado e disputado.
O primeiro período foi disputado sob um ritmo incrivelmente rápido, com as duas formações em constantes transições e lançamentos 'abertos'.
E desde logo se constatou a eficácia dos lançamentos de três pontos do conjunto que veio da Lituânia, que atingiu o intervalo com uma vantagem de um ponto (49-48) e uma percentagem de 70% (7/10) de triplos, embora o Benfica também tenha mostrado eficácia neste aspeto - 7/12 (58,3%).
O endiabrado ritmo verificado nos primeiros 20 minutos baixou, como era previsível, na segunda parte. O Benfica percebeu que, para conseguir parar o forte jogo exterior do Nevezis, teria de aumentar a intensidade e pressão defensiva e conseguiu os seus objetivos.
Ao acertar a defesa aos bloqueios diretos à entrada da área pintada, o Benfica assegurou vantagens, ainda que ligeiras, no marcador, conseguindo dominar a luta das tabelas (36/26 em ressaltos) e fazer baixar a eficácia do ?tiro' exterior do BC Nevezis.
Na outra partida do grupo B, os russos do Avtodor Saratov receberam e bateram os dinamarqueses do Bakken Bears por 79-76.
Na próxima ronda do grupo B, a segunda, agendada para o dia 25, o Benfica desloca-se à cidade dinamarquesa de Vejlby para enfrentar o Bakken Bears.
Jogo realizado no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa
Benfica-BC Nevezis: 88-83.
Ao intervalo: 48-49.
Sob arbitragem de Pavel Fuska (Eslováquia), Hughes Thepenier (França), Boris Krejic (Eslovénia), as equipas alinharam e marcaram:
- Benfica: Jesse Sanders (6), Carlos Morais (12), João Soares (2), Antywane Robinson (27) e Cláudio Fonseca (6). Jogaram ainda: Raven Barber (20), Nuno Oliveira (6), José Silva (2), Tomás Barroso (3) e Carlos Andrade (4).
Treinador: José Ricardo Rodrigues.
- BC Nevezis: Malcolm Grant (9), Justas Tamulis (20), Gintautas Matulis (3), Vladyslav Koreniuk (2) e Valeri Likhodei (15). Jogaram ainda: Gabrielius Maldunas (9), Vaidotas Volcus (6), James Woodward (11), Mauro Veljacic (8) e Rytis Juknevicius.
Treinador: Ramunas Cvirka.
Marcha do marcador: 31-31 (10 minutos), 48-49 (20), 66-63 (30) e 88-83 (final do jogo).
Assistência: cerca de 800 espetadores.