Comemorações do centenário de Marguerite Duras
Na Casa Fernando Pessoa, hoje, pelas 18 e 30 o ator Diogo Dória lê 'A Doença da Morte', um dos textos icónicos da escritora.
No Centro de Recursos da Alliance Française heverão leituras a duas vozes, e em francês e português, de excertos da obra de Duras "O Amante". Estas sessões de trinta minutos decorrem até segunda-feira, dia 7, às 10h00, às17h30 e às 18h30.
Na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, é inaugurada hoje a exposição documental "Começar a dar voz(es) às palavras", seguindo-se "Leituras Flash -- Marguerite Duras", na Biblioteca Central.
Até ao dia 11, em vários espaços da Baixa do Porto, concretiza-se a instalação "Posso fazer-te uma última pergunta?", por Marta Cunha e Luís Vieira, a partir de textos de Marguerite Duras.
Na Casa das Artes, na segunda-feira, são exibidos os filmes "Écrire" e"La Mort du Jeune Aviateur Anglais", ambos de 1993, realizados por Benoît Jacquot, antecididos de uma apresentação pela escritora e argumentista Regina Guimarães.O programa inclui ainda um debate moderado por Anabela Mota Ribeiro e Carlos Rico, Ana Isabel Reis e Ana Paula Coutinho Hora, na Casa Allen, e a exibição de mais filmes relacionados com a autora francesa.