Marcelo. Europa não pode vergar a quem afronta os seus valores
O Presidente da República diz olhar com um "otimismo realista" para o "futuro coletivo da Europa", mostrando-se convicto de que a União Europeia "revelará uma vez mais a sabedoria para ultrapassar nova fase crítica, com a coesão intacta, as democracias revigoradas e um apoio popular revitalizado".
Numa mensagem a propósito do Dia da Europa, que se assinala esta segunda-feira - num inédito contexto de tensão internacional provocado pela guerra na Ucrânia - Marcelo Rebelo de Sousa apela à preservação dos valores democráticos europeus, sob ameaça quer interna, quer externamente. No texto, publicado hoje no site da Presidência da República, e a que o DN teve acesso, o chefe de Estado escreve que é na "integração europeia que o destino dos povos europeus encontra estabilidade". "Saibamos preservar os seus inalienáveis valores democráticos, sem nunca vergarmos a quem, dentro e fora da nossa União, os tenta afrontar", defende Marcelo Rebelo de Sousa.
Para o Presidente da República "hoje, mais do que nunca, as democracias precisam do apoio firme umas das outras, sob pena de sucumbirem aos anátemas nascidos no seu interior ou à força bruta que as cerca de fora" - uma alusão à invasão militar da Ucrânia pelas forças da Rússia.
No dia que assinala a histórica Declaração Schuman de 1950, considerada como o momento fundador da União Europeia, Marcelo diz que a "Europa de que precisamos" torna mais do que nunca "indispensáveis" todos aqueles que acreditam no ideal europeu. E, no mesmo sentido, apela à "consciência coletiva dos nossos povos, para que valorizemos a construção da União Europeia como o encontro permanente de múltiplas vontades, capazes de dirimir interesses nem sempre alinhados num interesse comum mais próspero, mais pacífico e mais justo". Tal como tem acontecido ao longo de décadas, sublinha Marcelo Rebelo de Sousa, em que os povos europeus "souberam erguer-se dos escombros da guerra, fortalecer laços de solidariedade democrática, mobilizar comunidades pela paz, liberdade, justiça social, e acolher quem se quis juntar".
susete.francisco@dn.pt
joão.p.henriques@dn.pt