Coleção punk de Hugo Costa marca passagem do Portugal Fashion por Paris
Hugo Costa foi o nome escolhido para marcar a segunda paragem do roteiro internacional outono/inverno 2018-19 do Portugal Fashion. A quarta presença consecutiva do criador português na Semana de Moda Masculina de Paris, marcou também a introdução de um conceito experimental.
O estilista decidiu abrir mão do tradicional desfile, apesar de considerar que essa é ainda "a melhor forma de mostrar uma coleção", e apresentou uma instalação. "Estava na hora de arriscar e fazer diferente", apontou o designer ao DN.
Na sala do número 43 da Rua Notre Dame Nazareth, em Paris, Hugo Costa apresentou a sua coleção com alguns manequins que se iam deslocando pela sala, algumas peças penduradas em cabides e recorreu ainda a ecrãs onde iam passando imagens da coleção. A completar o conceito uma sala "try it", onde a assistência era convidada a experimentar algumas peças, tirar uma fotografia e partilhar a experiência nas redes sociais, com menção ao autor.
A sala, com as roupas no centro, estava forrada com mais de 500 fotografias da coleção de outono/inverno de 2018-19. "Foi um conceito que começámos a trabalhar há um mês, mas que ainda esteve a ser finalizado esta manhã [ontem de manhã]", contou Hugo Costa.
As peças no estilo "no gender", inspiraram-se no punk. "(A) Way of Punk" segue agora para o Idao-Showroom, juntamente com as coleções das designers Ines Torcato e Nycole. David Catalán expõe a sua coleção no Cube Showroom, completando a apresentação portuguesa em Paris, onde ficam até dia 24 de janeiro.
A campanha internacional do Portugal Fashion começou há quatro dias com o desfile de Miguel Vieira, em Milão, e segue para Roma, onde a 28 de janeiro desfilam David Catalán, Nycole e Inês Torcato.
*Em Paris. A jornalista viajou a convite da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários)