Cientistas espanhóis já foram resgatados de gruta
Os sete espeleólogos espanhóis que se encontravam bloqueados numa gruta na localidade francesa de Herran, nos Pirenéus, já foram resgatados. Tinham ficado presos devido à subida das águas.
Na operação de resgate participaram membros do Pelotão da 'Gendarmeria' de Alta Montanha, do serviço de bombeiros e do grupo de resgate espeleológico de França. Os sete espeleólogos -- seis homens e uma mulher - estavam bloqueados numa gruta em Mile e, segundo a imprensa francesa, viram a sua saída impedida pela subida das águas no interior da gruta.
O grupo era composto por 15 pessoas, mas oito delas conseguiram sair e dar o alerta da madrugada às autoridades, cerca das 3.00 da madrugada.
A gruta de Mile, segundo detalhou a emissora "Europe 1", é uma das numerosas cavidades do maciço de Herran, onde existem mais de uma centena de quilómetros de galerias. A gruta não apresenta dificuldade em partículas, mas as más condições meteorológicas que assolam a zona nos últimos dias vieram a complicar a saída dos espeleólogos.
[artigo:4715785]