Cientistas espanhóis já foram resgatados de gruta

Sete espeleólogos estavam bloqueados numa gruta dos Pirinéus desde a noite passada
Publicado a
Atualizado a

Os sete espeleólogos espanhóis que se encontravam bloqueados numa gruta na localidade francesa de Herran, nos Pirenéus, já foram resgatados. Tinham ficado presos devido à subida das águas.

Na operação de resgate participaram membros do Pelotão da 'Gendarmeria' de Alta Montanha, do serviço de bombeiros e do grupo de resgate espeleológico de França. Os sete espeleólogos -- seis homens e uma mulher - estavam bloqueados numa gruta em Mile e, segundo a imprensa francesa, viram a sua saída impedida pela subida das águas no interior da gruta.

O grupo era composto por 15 pessoas, mas oito delas conseguiram sair e dar o alerta da madrugada às autoridades, cerca das 3.00 da madrugada.

A gruta de Mile, segundo detalhou a emissora "Europe 1", é uma das numerosas cavidades do maciço de Herran, onde existem mais de uma centena de quilómetros de galerias. A gruta não apresenta dificuldade em partículas, mas as más condições meteorológicas que assolam a zona nos últimos dias vieram a complicar a saída dos espeleólogos.

[artigo:4715785]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt