Ciclone tropical Alex vai atingir os Açores esta madrugada
O ciclone tropical Alex deve atingir os Açores na madrugada desta quinta-feira, situação que pode originar fenómenos extremos de chuva, vento e agitação marítima, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Estando esta manhã de quinta-feira a menos de 900 quilómetros. O ciclone tropical desloca-se a 22 quilómetros/hora e pode causar vento na ordem dos 100 quilómetros/hora e ondas até oito metros.
"Os vários modelos meteorológicos utilizados neste tipo de situação estão de acordo na trajetória do sistema, pelo que é de esperar que a tempestade atinja mesmo o arquipélago, especialmente durante a madrugada e manhã de sexta-feira", explicou Carlos Ramalho, da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A meteorologista Vanda Costa explicou que um ciclone é "uma depressão cujos ventos atingem velocidade elevada e, por norma, inclui precipitação", salientando que "é uma situação que poderá originar fenómenos extremos de chuva, vento e de agitação marítima".
Segundo Vanda Costa, "este ciclone tropical Alex é, desde 1978, o primeiro a formar-se em janeiro, de acordo com o National Hurricane Center, sediado em Miami, Estados Unidos da América".
Segundo o Washington Post, estas tempestades tropicais só costuma ocorrer a partir de Julho. No ano passado, a tempestade Ana, classificada como subtropical, formou-se a 7 de maio.
Historicamente, apenas 0,5% das tempestades tropicais se formaram antes do dia 1 de Junho.
"É, também, apenas o quarto conhecido no mês de janeiro desde que há registos, ou seja, desde 1851", afirmou Vanda Costa, acrescentando que "nas próximas horas o IPMA prevê emitir avisos meteorológicos de acordo com o evoluir da situação".
Carlos Ramalho esclareceu que, "às 5.00 da manhã [de hoje], a tempestade estava a 905 quilómetros a sul-sudoeste dos Açores, com deslocamento para norte-nordeste, a uma velocidade de 30 quilómetros/hora".
"A partir da noite de hoje, com a aproximação da tempestade 'Alex', espera-se um aumento gradual da intensidade do vento, de 80 km/hora no grupo oriental (ilhas de Santa Maria e São Miguel), sendo que a influência será sentida de forma mais intensa a partir da madrugada e durante a manhã de sexta-feira", adiantou o meteorologista.