China: Futura primeira-dama é mais popular que o marido

O vice-presidente chinês, Xi Jinping, deu mais um passo para o topo da liderança ao assumir esta semana a vice-presidência da Comissão Militar Central, mas a sua mulher ainda é, talvez, mais conhecida do que ele.<br />
Publicado a
Atualizado a

É um fenómeno inédito num país onde as primeiras-damas não têm o protagonismo que lhes atribuído no Ocidente e a vida familiar dos líderes é encarada quase como um segredo de Estado.

 Xi Jinping, de 57 anos, é casado com Peng Liyuan, uma das vozes mais conhecidas do Grupo de Danças e Canto do Exército Popular de Libertação, no qual tem também o posto de major-general.

Em quase três décadas de carreira, Peng Liyuan apareceu nos programas de variedades de maior audiência do país, nomeadamente na gala de Ano Novo da CCTV (Televisão Central da China).

O seu reportório inclui mais de uma centena de canções do folclore chinês.

Dez anos mais nova que o marido, Peng Liyuan é considerada também uma mulher muito bonita, à altura do nome que os pais lhe deram (os caracteres "li" e "yuan" descrevem a beleza feminina).

Xi Jinping, o mais provável sucessor de Hu Jintao

Xi Jinping é visto como o mais provável sucessor de Hu Jintao na chefia do Partido Comunista Chinês, em 2012, e no ano seguinte deverá substituí-lo também na presidência da República.

Será a segunda rendição pacífica da guarda em Zhongnanhai (o Kremlin chinês) no espaço de uma década, outro fenómeno raro na tumultuosa história da República Popular da China.

O actual vice-presidente representa a "quinta geração de líderes da Nova China", depois de Mao Zedong (1893-1976), Deng Xiaoping (1904-97), Jiang Zemin (nascido em 1926) e Hu Jintao, que completará 68 anos em Dezembro.

Xi Jinping saltou esta semana para as primeiras páginas com a notícia da promoção a vice-presidente da Comissão Militar Central, órgão presidido também pelo secretário-geral do PCC, Hu Jintao.

É a liderança política das forças armadas chinesas, acima do Ministério da Defesa, e ilustra uma das máximas do antigo presidente Mao: "o poder está na ponta da espingarda".

A biografia oficial refere que Xi Jinping começou a carreira política na década de 1970, como chefe da organização do partido numa aldeia, e que se formou, depois, numa das mais prestigiadas universidades do país, a Qinghua, em Pequim.

O seu casamento com Peng Liyuan não é, contudo, mencionado.

A ascendência de Xi Jinping também não é muito evocada na imprensa, numa aparente tentativa de evitar que os filhos dos "heróis revolucionários" possam ser vistos como uma espécie de "príncipes vermelhos"

Xi Jinping é filho do general Xi Zhongxun (1913-2002), antigo vice-primeiro-ministro e ex-governador da província de Guangdong, a primeira a adoptar a política de "Reforma Económica e Abertura ao Exterior", no início da década de 1980.

Vídeos musicais da futura primeira-dama chinesa:

[youtube:VZcDdCdNhYo]

[youtube:QX96o2KCwRs]

[youtube:ZvP1FyfUUMM]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt