China constrói cinco faróis nas disputadas ilhas Paracel
O Centro de Navegação do Mar do Sul da China, onde se situam as ilhas, anunciou que após vários meses de investigação decidiu começar a construção de quatro das cinco estruturas, apesar dos protestos do ministério dos Negócios Estrangeiros vietnamita, que reivindica a soberania "indisputável" do Vietname sobre as ilhas Paracel.
A instalação de uma plataforma petrolífera chinesa em águas próximas das ilhas em maio desencadeou várias tentativas de navios vietnamitas de impedir a construção, sendo mais tarde repelidos por embarcações chinesas.
Este conflito foi acompanhado por várias manifestações anti-China em diversas cidades vietnamitas, onde foram atacadas empresas chinesas e morreram pelo menos quatro pessoas.
Analistas citados pelo South China Morning Post interpretam a decisão de Pequim como mais uma demonstração de força chinesa nas ilhas Paracel, que estão sob domínio da China desde uma vitória da marinha chinesa sobre o Vietname do Sul em 1974.
Vários governos, como os Estados Unidos e as Filipinas, que mantêm disputas territoriais com a China sobre o arquipélago das Spratly, também no Mar do Sul da China, pediram a Pequim uma paragem temporária dos projetos de construção nas ilhas de modo a dar tempo para negociações.
Segundo o governo chinês, o único objetivo do projeto é melhorar a navegação civil na área, devido à escassez de mapas detalhados da zona em disputa.