Chimpanzé esteve pela primeira vez ao ar livre

Após cinco meses em adaptação, Lucas, o chimpanzé macho, que o zoo de Lagos recebeu em Agosto depois de ter sido resgatado a um traficante, vai passar a estar no exterior e conviver com as duas fêmeas.
Publicado a
Atualizado a

Lucas estava num parque da localidade Telde, nas ilhas Canárias, Espanha e antes disso tinha sido apreendido a um traficante. O chimpanzé tinha umas instalações muito precárias e devido aos maus tratos de que fora vítima no passado revelava comportamentos agressivos.O animal foi resgatado e esteve em Madrid, no Centro de Conservação de Primatas Rainfer.

Lucas está agora a ser acompanhado por um tratador espanhol, que se deslocou ao Algarve para acompanhar as suas primeiras horas no exterior e em convívio direto com os outros dois elementos. Kika e Loulou são as duas fêmeas que lhe vão fazer companhia, revela o zoo de Lados em comunicado.

Kika e Loulou, estavam na rouloute de um circo, quase ao abandono, onde viviam num espaço muito reduzido e sem condições. Desde que vivem nas instalações do zoo já recuperaram os comportamentos normais para a espécie, onde voltaram a ter contacto com a natureza.

"Para que tudo ficasse perfeito só lhes faltava a companhia de um macho, que fica agora colmatada com a companhia de Lucas", refere a instituição.

O processo de familiarização deve ficar concluído em breve e Lucas deve começar a desenvolver comportamentos de reprodução com as fêmeas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt