Chegou (finalmente) o "verdadeiro hoverboard". E já está à venda
Uma espécie de skate que flutua sobre qualquer superfície. Esta é a ideia do 'hoverboard', popularizada no filme O Regresso ao Futuro 2, que Michael J. Fox interpretou em 1989, no qual se perspetivava um ano de 2015 com carros voadores e transportes pessoais flutuantes.
Ainda que não seja seguramente este o ano em que iremos ver um DeLorean voador (lembra-se?) não faltaram os projetos de realizar um 'hoverboard' funcional - não confundir com os skates elétricos de duas rodas que este Natal obrigaram várias pessoas a ir ao hospital (e levaram à suspensão de um padre...)
Houve este ano alguns projetos que até funcionam, mas dependem da superfície sobre a qual o aparelho flutua, ou implicam ser arrefecidos a temperaturas de centenas de graus negativos. Mas agora, pela primeira vez, uma empresa lançou comercialmente uma plataforma voadora capaz de pairar sobre qualquer superfície.
[youtube:BGwERMyerZs]
O ArcaBoard, da ArcaSpace, utiliza 36 hélices propulsionadas por outros tantos motores elétricos capazes de gerar 272 cavalos. A estrutura pesa 82 quilos, mas consegue levitar uma pessoa até 110 quilos de peso a uma altitude de cerca de 30 centímetros.
Isto durante um máximo de... seis minutos de voo. E depois o aparelho precisa de seis horas para recarregar as baterias - ou de 35 minutos utilizando um acessório especial.
Números que poderão desiludir muita gente, mas que não serão o maior entrave ao sucesso comercial do projeto. O preço, isso sim, será mais difícil de ultrapassar: com entregas previstas para abril de 2016, a ArcaBoard pode ser já hoje encomendada, no site oficial da empresa, por 19.900 dólares (cerca de 18.240 euros).
E mesmo assim, não é exatamente como o que sonhámos nos anos 80...
[youtube:TkyLnWm1iCs]