O jogo em que ganharam as duas equipa, mas só uma ficou com os três pontos

Benfica foi à Vila das Aves vencer, por 4-0, com golos de Rafa, Pizzi e dois do jovem estreante Gonçalo Ramos. Jogo da 33.ª jornada marcada por vários casos e incidentes no Desp. Aves. Ir a jogo foi uma vitória para o último classificado e já despromovido.
Publicado a
Atualizado a

Há jogos onde o futebol fica para segundo plano. E o desta noite na Vila das Aves foi um deles. O Benfica ficou com os três pontos (4-0), mas o Desp. Aves também venceu. Ir a jogo foi uma vitória importante para a equipa que está no último lugar da I Liga e que ainda não sabe se irá marcar presença em Portimão na última jornada. Certa está apenas a despromoção.

Sem objetivos para além do triunfo - Benfica já tinha garantido o segundo lugar e o Desp. Aves já estava despromovido - as duas equipas uniram-se num protesto contra os ordenados em atraso na equipa de Vila das Aves. Mal António Nobre deu o apito inicial os jogadores avenses ficaram imóveis durante um minuto. Os colegas encarnados alinharam no protesto e trocaram a bola entre eles sem tomar a iniciativa de jogo. Um gesto de fair play entre dois emblemas que passam por momentos complicados embora distintos.

A semana foi frutífera em notícias sobre o Desp. Aves. Começou com a ameaça da SAD de faltar ao jogo por falta de seguros, adiaram-se os testes à covid-19, fecharam-se as portas do estádio aos atletas e equipa técnica. Temendo um castigo sem precedentes, o presidente do clube chegou-se à frente com 50 mil euros e ajudou a desbloquear a situação com a ajuda da Liga. Pelo meio percebeu que a Taça de Portugal, conquistada em 2018 frente ao Sporting de Jorge Jesus desapareceu e soube que a Belenenses SAD apresentou queixa por corrupção.

No dia do jogo um dos guarda-redes rescindiu (foi o oitavo do plantel a quebrar o contrato por três ordenados em atraso) e a escassas horas da partida desapareceram as chaves do autocarro que iria levar a equipa para o estádio...

E foi neste ambiente que a equipa de Nuno Manta Santos preparou a receção ao Benfica. O técnico apresentou uma equipa muito diferente com seis sub-23. Um deles o guarda-redes Dimitar Sheytanov, que assim fez a estreia absoluta no escalão principal. E não demorou muito a sofrer o primeiro golo na I Liga. Rafa fugiu à defesa avense como uma seta apontada à baliza e só parou quando fez o golo. Uma entrada forte e determinada dos encarnados, que foram depois permitindo algum atrevimento ao adversário. Svilar - a grande novidade nas escolhas do treinador Nélson Veríssimo - teve de se impor para evitar o empate, após um bom remate de Banjaqui.

Depois Pizzi teve a oportunidade para voltar a adiantar as águias, mas permitiu a defesa ao jovem guardião estreante. E assim o jogo chegou ao intervalo com uma magra vantagem encarnada.

No regresso dos balneários as águias voltaram a ditar o ritmo. Uma mão na área levou Pizzi à marca dos 11 metros. O médio não perdoou e fez o 2-0. Foi o 30.º golo da temporada para o transmontano, que está agora a dois de igualar o recorde de Bruno Fernandes, como o médio com mais golos numa temporada do futebol português. Além disso assume a liderança dos melhores marcadores da I Liga com 18 golos.

Pizzi falhou depois de forma incrível a terceiro da equipa e o segundo da conta pessoa. Rafa fez o mesmo perante Sheytanov, que também se opôs a um remate de Vinícius. Só dava Benfica e já com Dyego Sousa em campo, a equipa encarnada continuou a desperdiçar oportunidades... até que um miúdo de 18 anos entrou em campo e fez dois golos em seis minutos. Uma estreia de sonho para o jovem Gonçalo Ramos.

Para a história do jogo fica a boa dinâmica da equipa e o regresso da dupla infernal Pizzi-Rafa para Jesus ver.

Com esta vitória, o Benfica está em segundo lugar, com 74 pontos, enquanto o já despromovido Desp. Aves, é 18.º e último com 17 pontos. Na última jornada da I Liga, os encarnados recebem o Sporting e os avenses vão tentar ir a Portimão, apesar da ameaça de não ir a jogo por parte da SAD.

Veja os golos

4-0 Gonçalo Ramos

3-0 Gonçalo Ramos

2-0 Pizzi

1-0 Rafa

Ficha de jogo

Jogo no Estádio do CD Aves, na Vila das Aves

Desportivo das Aves-Benfica, 0-4

Marcadores: 0-1, Rafa, 4 minutos; 0-2, Pizzi, 52' (gp); 0-3, Gonçalo Ramos, 87'; 0-4, Gonçalo Ramos, 90'+3'

Equipas:

Desportivo das Aves: Dimitar Sheytanov, Jaílson (Mohamed Touré, 65'), Oumar Diakhité, Bruno Morais, Afonso Figueiredo (José Varela, 65'), Zidane Banjaqui (Bruninho, 79'), Rúben Oliveira, Reko Silva, Ricardo Mangas, Marius (Cláudio Tavares, 65') e Pedro Soares (Eric Veiga, 79').

Treinador: Nuno Manta Santos

Benfica: Mile Svilar, André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Nuno Tavares, Pizzi (Gonçalo Ramos, 85'), Florentino, Gabriel (Andreas Samaris, 85'), Rafa (Jota, 78'), Chiquinho (Dyego Sousa, 64') e Carlos Vinícius (Haris Seferovic, 64')

Treinador: Nélson Veríssimo

Árbitro: António Nobre (AF Leiria)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Morais (50')

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt