CGTP tem propostas para aumentar receita
As propostas foram apresentadas pelo secretário-geral da central sindical, Arménio Carlos, em conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho Nacional da entidade, que decorreu em Lisboa.
No que refere ao aumento potencial da receita, a CGTP aponta a "recuperação de encargos com o BPN", uma operação que pode gerar, de acordo com as contas da central, uma receita de 3,4 mil milhões de euros; a criação de uma taxa de 0,25% sobre as transações financeiras e uma contribuição extraordinária de solidariedade sobre os lucros das empresas são também opções levantadas pela central.
Já na diminuição potencial da despesa, a CGTP apresentou uma série de propostas referentes a poupanças nos juros da dívida portuguesa, num total de 5,93 mil milhões de euros, a maior parte (3,46 mil milhões) referente a poupança na dívida a longo prazo.
Arménio Carlos voltou a criticar em conferência de imprensa a "monstruosidade fiscal" que é a "política do Governo", que tem vindo a "aumentar o défice e a fragilizar a democracia", diz o sindicalista.
"Existem alternativas à política até agora seguida pelo Governo PSD/CDS", nota a CGTP, para quem a "mudança de política e Governo torna-se, neste contexto, uma questão incontornável que ganha cada vez mais consenso na sociedade portuguesa".