Central de Chernobil sem reparações de segurança

Sem serem rendidos desde o mês passado, os funcionários de manutenção deixaram de conseguir assegurar as sua funções de reparação para garantir a segurança do lixo nuclear
Publicado a
Atualizado a

O pessoal responsável pela manutenção das instalações onde se encontram depositados os resíduos nucleares da Central Nuclear de Chernobil está demasiado exausto para conseguir assegurar as reparações de segurança, noticiou o Jerusalem Post. A notícia foi comunicada pelas autoridades ucranianas ao supervisor das Nações Unidas.

"O regulador ucraniano informou a Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) que o pessoal em (Chernobil) já não estava a levar a cabo reparações e a manutenção de equipamentos relacionados com segurança, em parte devido à fadiga física e psicológica depois de estarem a trabalhar sem parar há quase três semana", disse este domingo num comunicado fonte da AIEA num comunicado, sem elaborar mais.

Entretanto o fornecimento de energia elétrica às instalações da central nuclear foi hoje restabelecido, anunciou este domingo o Ministério da Energia Atómica da Ucrânia. Significa isto que o sistema de arrefecimento dos geradores de Chernobil passou a operar normalmente, sem ser necessário recorrer à energia de reserva.

O ministério deu a notícia num post publicado no Instagram. Antes a Ucrânia tinha alertado para um elevado risco de fuga de radiação se não fosse reparado um cabo elétrico de alta-voltagem da central. Havia sido danificado durante um dos combates.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt