Cascais reabre os espaços públicos, nomeadamente para o desporto, mas com limitações
A câmara de Cascais vai reabrir a partir desta terça-feira, às 18.00, os espaços públicos aos seus munícipes, nomeadamente para a utilização desportiva, mas mantêm-se as condições restritivas de utilização.
É o que consta num despacho municipal assinado pelo presidente da Câmara, Carlos Carreiras, datado desde dia, 22 de fevereiro.
Assim, "todos os espaços públicos - designadamente o Paredão de Cascais a Carcavelos, praias e parques" podem voltar a ser utilizados pelos munícipes, desde que cumpram "as orientações da DGS", lê-se no documento.
"Apenas é permitida atividade física e o treino de desportos individuais ao ar livre, assim como todas as atividades de treino e competitivas profissionais equiparadas, sem público e no cumprimento das orientações da DGS", segundo o ponto 2 do despacho.
O documento ainda estabelece as regras a aplicar "nas zonas de maior fluxo", algo que se considera "crítico para manter os níveis de infeção em rota descendente":
- Uso obrigatório de máscara;
- Distância social de 2 m;
- Permitida atividade física e treino de desportos individuais;
- Não são permitidas aglomerações;
- Não é permitida permanência na areia;
- Cumprimento dos sentidos de circulação;
O mesmo despacho prevê que, caso as autoridades de saúde considerem haver abusos reiterados por parte dos cidadãos destas regras, tal "pode pôr em causa a utilização futura dos espaços públicos".
Ou seja, estes espaços podem voltar a encerrar de um dia para o outro.
Portugal teve esta segunda-feira o mais baixo número de novos casos de covid registado desde 6 de outubro.