Caras novas dão tudo por tudo na 'passerelle' em busca de outros voos
Têm em média 16 anos. São esguios, altos e começam a dar os primeiros passos num mundo de 'glamour' mas também de aguerrida competição. Participar na 28.ª edição da Moda Lisboa, que termina hoje, no Museu da História Nacional, pode significar para estes recém-manequins um trampolim para outros voos
"A Moda Lisboa tanto pode ser uma rampa de lançamento para manequins, como de afastamento para quem não é escolhido". O vaticínio é de Paulo Gomes, director artístico da Moda Lisboa. É ele que escolhe as manequins que irão desfilar no mais emblemático certame de moda lisboeta. Está nas suas mãos a concretização do sonho de muitos jovens. Ou não.
Sheila Baum, Catarina Costa, de 16 anos, e Lucas, de 17, viram a sua estrela brilhar e lá estavam ontem, no terceiro dia da 28.ª edição da Moda Lisboa, a subir a tal rampa de lançamento. "Já vi alguns frutos. Fui convidada para fazer uma produção para a Vogue ", conta ao DN Sheila, uma brasileira que participa pela primeira vez no certame e que um dia, ainda no Brasil, pensou: "eu ainda vou lá estar".
Tudo aconteceu muito rápido na ainda curta vida de Catarina. Concorreu "por brincadeira" ao Elite Model Look 2006 e ganhou. Paulo Gomes escolheu-a para integrar o leque das novas caras na Moda Lisboa. Estreou-se ontem num desfile de Ricardo Preto, um nome também recente no certame, mas do lado dos criadores. "Participar na Moda Lisboa é um passo muito grande, vai encher o meu currículo e agora vamos ver... não sabemos quem está nas bancadas a assistir", atira a manequim. Lucas (ver fotografia ao lado) participou no evento pela segunda vez. O manequim desfilou para José António Tenente lado a lado com veteranas como Nayma: "Foi desde a Moda Lisboa que comecei a ser procurado para desfiles no estrangeiro".
Paulo Gomes admite que o seu trabalho "não é fácil." E aponta os critérios que segue na escolha dos manequins: "Têm que servir a imagem dos criadores, ter luz na pele, gosto de magras, mas que comam... e gosto de pessoas muito novas". Notou-se.
Desfiles de hoje
17.00 Anabela Baldaque
18.00 Nuno Baltazar
19.00 Pedro Mourão
20.00 Maria Gambina