Fernando Pimenta nas meias finais
O canoísta Fernando Pimenta iniciou esta quinta-feira a defesa do título mundial de K1 1000. Terminou em primeiro lugar a prova de apuramento para as meias-finais nos Mundiais de Canoagem, em Szeged, Hungria.
Das quatro tripulações portuguesas em competição, apenas o K4 500 feminino pode lutar por um lugar direto na final.
Dado o elevado número de participantes, os K1 1000, K4 500 e C2 1000 masculinos estão sempre obrigados a passar por uma semifinal, porém Joana Vasconcelos, Teresa Portela, Francisca Laia e Francisca Carvalho seguem diretas para a final, caso vençam a sua eliminatória em K4 500.
Entre outras equipas, Dinamarca, Polónia, Bielorrússia e Canadá são fortes candidatas a garantir a vaga para a regata das medalhas, que qualifica os sete melhores barcos diretamente para Tóquio 2020.
Fernando Pimenta, o K4 500 de Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, bem com Marco Apura e Bruno Afonso em C2 1000, têm de passar forçosamente por uma semifinal.
No objetivo dos Jogos Paralímpicos, Norberto Mourão venceu na quarta-feira a sua série de VL2 e hoje disputa a final, sabendo que se ficar entre os seis primeiros garantirá a presença em Tóquio.