Campanha anticorrupção na China atinge líder do setor automóvel

O presidente da FAW Group, parceiro da Volkswagen e da Toyota, é suspeito de "graves violações da disciplina e da lei".
Publicado a
Atualizado a

A ampla campanha anticorrupção em curso na China atingiu o líder de um dos maiores fabricantes de automóveis do país, Xu Jianyi, revelou hoje a imprensa estatal chinesa.

O presidente do FAW (First Automotive Works) Group é suspeito de "graves violações da disciplina e da lei", disse a Comissão Central de Disciplina do Partido Comunista Chinês (PCC).

Xi Jianyi é também secretário da organização do PCC dentro do FAW Group, um consórcio estatal fundado em 1953, no norte da China, e que no ano passado vendeu mais de três milhões de veículos.

Além de produzir a famosa 'limousine' Hong Qi (Bandeira Vermelha), usada pelo protocolo chinês para transportar os líderes chineses e os estadistas estrangeiros que visitam a China, o FAW Group é parceiro da Volkswagen e da Toyota.

Dezenas de executivos de grandes empresas estatais foram presos por corrupção desde que o atual presidente chinês, Xi Jinping, assumiu a liderança do PCC, em novembro de 2012.

A corrupção é uma das maiores fontes de insatisfação popular na China, a par da poluição e das crescentes desigualdades sociais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt