A beleza feminina sem retoques
"A beleza é mais do que a publicidade nos oferece hoje". Foi esta a mensagem que o fotógrafo Peter Lindbergh quis passar com as imagens que escolheu para o calendário Pirelli 2017. O projeto foi hoje apresentado em Paris, num evento onde estiveram as atrizes Nicole Kidman, Uma Thurman e Helen Mirren, três das mulheres que fazem esta edição do tradicional calendário.
No ano passado a opção foi mostrar mulheres fortes mas naturais. Este ano, o fotógrafo responsável pelas imagens quis mostrar mulheres ao natural. Não estão nuas, mas, defendeu, estão mais despidas do que se estivessem. Praticamente sem retoques, maquilhagem e brushing.
"Visto que se baseia no consumo, o sistema atual oferece um único tipo de beleza, que é essencialmente de juventude e perfeição, visto que o objetivo é levar as pessoas a consumir. Mas esta ideia de beleza não tem nada a ver com o mundo real ou com a mulher", defendeu Peter Lindbergh. O fotógrafo quis assim mostrar as mulheres de uma outra forma, tendo convidado atrizes que tiveram um importante papel na sua vida e "chegar o mais perto delas" para fazer as fotos.
Uma Thurman confessou que se sentiu como se estivesse numa entrevista, mas com uma máquina fotográfica. Para Penelope Cruz a experiência foi semelhante a ter alguém a olhar-lhe para a alma.
[youtube:9LRgzaeyAzg]
Mas além das suas divas da representação - onde se incluem Jessica Chastain, Penelope Cruz, Rooney Mara, Julianne Moore, Lupita Nyong'o, Charlotte Rampling, Lea Seydoux, Alicia Vikander, Kate Winslet, Robin Wright e Zhang Ziyi, o fotógrafo também convidou Anastasia Ignatova, uma professora de Teoria Política da Universidade de Moscovo.
[artigo:5360441]
Berlim, Londres, Los Angeles, Nova Iorque e Le Touquet, em França, foram as cidades escolhidas para realizar as sessões fotográficas, que decorreram entre maio e junho. O resultado final são 40 imagens, das quais, por agora, só quatro são reveladas.
Peter Lindbergh é o primeiro a ter fotografado três edições do calendário Pirelli, depois de o ter feito em 1996 e 2002.