Calças para David. Ou uma tanga. Povo vai escolher como tapar estátua
Uma réplica de uma das esculturas renascentistas mais famosas do mundo incomodou uma cidadã de São Petersburgo, Rússia, que considera que a nudez de David, de Miguel Ângelo, não é adequada aos olhos das crianças. A estátua, com mais de cinco metros de altura, faz parte da exposição "Miguel Ângelo: Criação do Mundo" e está exposta no centro da cidade, perto de uma escola. Em breve, a região genital será coberta com aquilo que o povo quiser.
Este mês vai decorrer uma votação para decidir como tapar a réplica da estátua, feita de plástico. Todos podem apresentar sugestões, havendo também a opção de deixar David nu, tal como Miguel Ângelo idealizou no século XVI.
Os organizadores da exposição decidiram que não poderiam ficar indiferentes à queixa da cidadã, que considera a réplica da estátua, uma das obras-primas do Renascimento, uma má influência para as crianças.
"Como puderam colocar este homem sem calças no centro de São Petersburgo, perto de uma escola e de uma igreja?", questionou a mulher numa carta citada pela BBC. "Este gigante destrói a aparência da cidade e deforma a alma das crianças", defendeu.
Apesar de a cidade de São Petersburgo ter vários exemplares artísticos do género, e de até o diretor da escola ter garantido que os alunos são "suficientemente cultos e educados" para não se chocarem com a estátua, a queixosa não desistiu. "As crianças andam por aí, a olhar para este gigante nu. Isso é normal?", alertou.
Assim, em breve, David poderá estar de calças ou, quem sabe, de tanga. Depende do sentido do voto dos cidadãos.
Até 15 de agosto qualquer pessoa pode enviar sugestões para o mail promo@volkovpro.ru. O melhor será fazer um pequeno desenho ou esboço, explica o site da exposição. A partir de dia 16, as propostas mais originais serão apresentadas aqui e dá-se início à votação, que decorrerá até dia 23. A 30 de agosto, David estará com um novo visual.
O David original, feito de mármore, está em Florença, Itália.