Calças de ganga têm 143 anos

Os rebites nos bolsos destinavam-se a tornar as calças mais resistentes
Publicado a
Atualizado a

Foi a 20 de maio de 1873 que as calças de ganga tal como as conhecemos foram patenteadas. Com 143 anos de existência, nasceram da criatividade de Jacob Davis e do investimento de Levi Strauss.

Reza a história que o alfaiate do Nevada escreveu ao empresário de São Francisco a contar.-lhe de uma modificação que ele inventara e que tornava as calças de trabalho mais resistentes. Precisava de financiamento para poder registar a patente de tal invenção. Levi Strauss tê-lo-á patrocinado com "grande entusiasmo" e, menos de um ano depois da entrada do pedido, a dupla conseguiu a patente de tal inovação: melhoria na fixação das aberturas dos bolsos.

Basicamente, a melhoria em causa são os rebites, os botões metálicos que estão colocados nos cantos dos bolsos das calças de ganga e que têm por missão torná-los mais resistentes. Foram batizas 501 em 1890, ano em que a patente se tornou pública, pelo que as calças começaram a ser feitas por outros fabricantes. Em 1920, foram as calças de trabalho mais vendidas nos Estados Unidos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt