Caçador de javalis mata urso depois de ser mordido com gravidade

O homem de 70 anos estava a seguir o rasto de um javali quando se cruzou com o urso fêmea, que ia com as suas crias, e foi atacado. Aconteceu em França.
Publicado a
Atualizado a

Um caçador de 70 anos matou um urso no sudoeste de França este sábado, depois de o animal o ter atacado e deixado gravemente ferido.

O urso fêmea, que estava com as crias, mordeu o caçador quando ele estava a caçar javalis na comuna de Seix, na região de Ariège.

Socorrido pela polícia local, o caçador foi transportado para a unidade de cuidados intensivos de um hospital em Toulouse, com uma ferida na perna na zona da artéria femoral.

Uma fonte disse à AFP que o caçador está em estado grave.

O homem disse às autoridades que estavam com um grupo de outros caçadores a seguir o trilho deixado por um javali quando foi atacado pelo urso.

Depois de ser ferido, o caçador atingiu com dois tiros o urso, matando-o.

A polícia local foi chamada pelas 15.30 locais (14.30 em Lisboa). descobriram o corpo do urso a poucos metros do caçador.

Foi aberta uma investigação, indicaram as autoridades de Ariège.

O urso castanho tinha quase desaparecido quando a França começou um programa de reintrodução, importando os animais da Eslovénia.

Hoje existem cerca de 60 na região dos Pirinéus, o que causa tensão com os agricultores locais, devido à ameaça que estes representam para o gado e eventualmente para as pessoas.

"Isto é o que temíamos", disse um responsável local à AFP. "Hoje podemos ver que a coabitação é complicada", disse Christine Tequi, presidente do conselho departamental de Ariège.

Em 2020, três ursos foram ilegalmente mortos nos Pirinéus: dois em Espanha e um em França. O governo francês comprometeu-se a substituir qualquer urso morto pelos humanos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt