Cabo Verde inaugura busto do 'rei do batuco' no Dia da Cultura

O busto em homenagem ao 'rei do batuco' António Vaz Cabral, popularmente conhecido por Ntoni Denti D'Oro, que faleceu no mês passado, vai ser inaugurado em São Domingos, ilha de Santiago, na quinta-feira, Dia Nacional da Cultura.
Publicado a
Atualizado a

A iniciativa, do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas cabo-verdiano, é "um gesto singelo e um tributo do Estado de Cabo Verde em reconhecimento do percurso cultural a Ntoni Denti D'Oru" e "a todos os cultores do batuco e finason".

"A obra pública foi uma promessa e que agora se cumpre", lê-se numa nota do Ministério que recorda as palavras do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas: "Criar obras públicas é uma das formas de não deixarmos cair em esquecimento o peso de uma figura como Ntoni Denti D'Oru".

O artista morreu a 25 de setembro na sua residência no concelho de São Domingos, ilha de Santiago, aos 92 anos.

O busto que será agora inaugurado está localizado junto à sua residência, perto da Câmara Municipal de São Domingos.

Nascido a 15 de fevereiro de 1926, Ntoni Denti D'Oro viveu sempre em São Domingos, onde desde dos 10 anos praticava os géneros musicais cabo-verdianos finason e batuco.

O músico percorreu toda a ilha de Santiago e vários pontos do país, animando festas populares, batizados, noivados e casamentos, tendo lançado um CD em 1998, que o levou a outros países para apresentações, entre eles Portugal.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt