Bruma é surpresa na seleção, Pote tem de "esperar a oportunidade"
O regresso de Pepe e Matheus Nunes e a chamada de Bruma são as novidades na lista de convocados do selecionador nacional Roberto Martínez para os jogos com o Liechtenstein (dia 16) e a Islândia (dia 19), os últimos de apuramento para a fase final do Euro 2024, para o qual Portugal já está qualificado.
"Acompanhamos o Bruma desde janeiro. Cresceu muito na época passada, agora tem experiência na Champions e um papel importante. E é o perfil. Perdemos o Pedro Neto, jogadores que podem dar o que ele dá são o Bruma e o Galeno. O Bruma mereceu e tem oportunidade. Danilo está lesionado, dá oportunidade a outro jogador de perfil diferente e o Matheus, que esteve noutro estágio, tem oportunidade. E está num balneário que ganhou tudo, agora tem jogado. Pode dar-nos valências diferentes. Não é questão de não escolher um jogador, é questão de escolher outros. Temos muitos aspetos que valorizar e fazemo-lo de forma muito honesta", explicou o selecionador nacional.
Twittertwitter1722963164688482469
O extremo do Sp. Braga é mesmo a principal surpresa, uma vez que é chamado pela primeira vez pelo selecionador que continua a preterir Pedro Gonçalves. Sobre isso, Roberto Martínez voltou a dizer que a porta de seleção não está fechada, mas continua a ser difícil entrar. "Temos o estágio agora para terminar a fase de apuramento. Mas depois temos estágio de março, muito importante. A porta da seleção está sempre aberta, mas precisamos de continuidade. Precisamos de criar um grupo competitivo. É difícil ter uma lista de 23 jogadores quando temos muitos mais. A resposta é clara. O trabalho mais difícil para mim e para a minha equipa técnica é reduzir a lista de 26 a 23. Agora o foco é jogo com o Liechtenstein e a Islândia, poder terminar esta fase de apuramento histórica da melhor maneira possível", disse Roberto Martínez, dizendo claramente que vai dar oportunidade a Toti Gomes e José Sá para se estrearem.
O nome do jogador do Sporting, que marcou dois golos de grande penalidade frente ao Raków, na Liga Europa, com o selecionador a assistir na tribuna do Estádio José Alvalade, foi o tema quente da conferência de Imprensa. Pedro Gonçalves está definitivamente de fora? "Pote marcou dois golos ontem, é o jogador mais importante do Sporting, mas tenho jogadores que pisam esses terrenos. Está a fazer tudo bem, é questão de esperar a oportunidade."
Pepe também está de volta. Aos 40 anos continua a jogar ao mais alto nível e a ser competitivo: "Tem um profissionalismo exemplar, uma experiência muito importante. Merece estar na seleção e o próximo objetivo dele e nosso é estar bem para estes jogos. Depois podemos valorizar e analisar isso. É uma boa notícia ter a experiencia e profissionalismo do Pepe, gostei muito disso quando ele esteve cá."
Depois de um apuramento imaculado até agora e com mais dois jogos pela frente de exigência moderada, Portugal ainda vai precisar de um teste de grau de dificuldade máxima. "Acho que precisamos de ser perfeitos no que tentamos fazer. Se estamos a ganhar sempre é porque os jogadores têm compromisso e trabalho muito bom. Mas precisamos de estar em situações diferentes. Podemos fazer isso no estágio de março e nos jogos antes do Europeu. Agora é importante ser perfeitos. As fases de apuramento são isso. Precisamos de estar o melhor possível e isso prepara para quando a equipa tem adversidade e consegue reagir melhor. Oito jogos que nos deram informação, clareza do que precisamos de trabalhar, e vamos continuar neste caminho para estarmos preparados", defendeu o técnico.
Numa lista sem um único lateral-esquerdo de raiz, o selecionador defendeu que "é importante ter jogadores como Nuno Mendes ou Raphael Guerreiro", ambos lesionados, mas para trabalhar numa estrutura tática, que usa avançados por fora, como o Rafael Leão, o Dalot e o Cancelo podem jogar nos dois lados.: "Mas, para um torneio como o Euro 2024, acho importante ter jogadores naturais para cada posição."
Roberto Martínez não irá assistir ao dérbi de domingo, no Estádio da Luz: "Depois de anunciar a convocatória nunca assisto a um jogo ao vivo. Mas já fui a Alvalade e vi o AC Milan-PSG. A minha posição é muito difícil para escolher jogadores, mas quando posso, tenho informação da equipa técnica e vou aos jogos ao vivo."
Mesmo com o apuramento para o Euro 2024 e o primeiro lugar assegurado no Grupo J, o técnico espanhol já assumiu publicamente o objetivo de terminar a qualificação com apenas vitórias, algo que seria inédito na história da seleção nacional.
Portugal lidera a Grupo J com 24 pontos, mais oito do que a Eslováquia, segunda classificada, com o Luxemburgo, terceiro, a somar 11. A Islândia é quarta colocada, com 10 pontos, à frente da Bósnia-Herzegovina, com nove, e do Liechtenstein, último, sem qualquer ponto.
A lista dos 26 convocados
Guarda-redes: Diogo Costa, Rui Patrício, José Sá
Defesas: Diogo Dalot, João Cancelo, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, António Silva, Gonçalo Inácio, Toti Gomes
Médios: João Palhinha, Rúben Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Otávio, Vitinha, João Neves, Matheus Nunes
Avançados: Cristiano Ronaldo, João Félix, Diogo Jota, Rafael Leão, Gonçalo Ramos, Bruma, Ricardo Horta