Brasil será convidado de honra da Feira de Frankfurt
Depois de o Brasil ter sido país-tema em 1994, a produção literária brasileira volta a ser homenageada, tendo o protocolo de intenção para firmar a parceria sido assinado em Junho, em Brasília, entre o ministro da Cultura brasileiro, Juca Ferreira, e o director da Feira de Frankfurt, Jürgen Boos, após conversações iniciadas no ano passado.
'O convite é uma oportunidade imensa. Quando olhamos para a Feira de Frankfurt, é possível que a primeira imagem seja apenas de negócios, mas é também uma possibilidade de diálogo intercultural, de apresentação do Brasil ao mundo. Os negócios virão como decorrência desse processo', declarou o ministro Juca Ferreira, na assinatura do acordo, citado pelo Portal Brasil.
Ao jornal Estado de S.Paulo, Jürgen Boos declarou: 'Queremos mostrar em Frankfurt como é a produção cultural no Brasil hoje, o que acontece não só na literatura, mas também no cinema, no teatro, na música'.
O responsável da Feira de Frankfurt apontou como o maior benefício para os países homenageados no evento -- que se realiza desde 1949 e recebe cerca de dois milhões de visitantes por edição -- um aumento significativo no volume de traduções das suas produções literárias e disse ver com bons olhos a promessa do Governo brasileiro de aumentar, ainda este ano, de 20 para 100 as bolsas anuais de fomento à tradução da Fundação Biblioteca Nacional.
Os preparativos para a participação brasileira no certame serão efectuados com uma comissão criada pelo ministério da Cultura em parceria com os ministérios das Relações Exteriores e da Educação.
Por sua vez, a participação alemã será coordenada pelo Goethe-Institut São Paulo junto da Câmara Brasileira do Livro e das editoras brasileiras e apresentará a proposta de promover viagens de editores à Alemanha, para conhecerem o mercado literário local.
Em 2012, o instituto pretende ainda levar escritores brasileiros para residências naquele país e trazer autores alemães ao Brasil e que todos eles escrevam na internet sobre as respectivas experiências, com divulgação do resultado na 65.ª edição do certame, em 2013.
Este ano, a Feira do Livro de Frankfurt decorre entre 06 e 10 de outubro e o país homenageado será a Argentina.
Veja aqui a página oficial da Feira
As editoras portuguesas têm estado presentes nesta feira para comprar e ceder direitos de autor. Em 2008 foram 18 editoras lusas a fazerem-se representar.
Veja o vídeo aqui