Branko mostra as suas cartas fora dos Buraka Som Sistema
Artista: Branko
Disco: 'Drums, Slums & Hums'
Editora: Enchufada
Classificação: 4/5
O formato em que Branko (João Barbosa) decidiu agora apresentar o seu trabalho a solo pode ser o da mixtape, tradicionalmente menos preso a grandes pretensões e, por isso, mais descontraído nas suas ambições. Mas o que se ouve nesta Drums, Slums & Hums é o claro resultado de anos de trabalho e exploração em torno das muitas variantes da música urbana, seja aquela ligada ao eixo anglo-saxónico ou ao espectro latino (oiça-se Rama Dum).
São oito canções com uma produção aprimorada, diversificada e que revela uma enorme sapiência na conquista da pista de dança, mas nunca se fazendo refém dessa "luta", já que cada um dos temas sobrevive por si mesmo em contextos que não sejam o da pista.
Por aqui ouve-se uma doçura quase pop aliada a uma base tradicionalmente house com sabor tropical no single Time Out (com contribuição vocal de Orlando Santos). É certeiro com o minimalismo eletrónico de Rolling, que é a manta ideal para o rapper Zebra Katz fazer escorrer a sua hipnose vocal. O electro cortante da já conhecida Going In Hard, com Dominique Young Unique, leva-nos para os clubs de Baltimore e Miami e tem um apelo à dança ao qual é difícil de fugir.
Há ainda muito a descobrir a nível criativo entre os vários elementos dos Buraka Som, Sistema. Drums, Slums & Hums abre-nos agora as portas para a personalidade musical de Branko. E é de aplaudir.