BP gastou 4,6 mil milhões para estancar derrame

A petrolífera britânica BP anunciou hoje que já gastou 4,6 mil milhões de euros na luta contra a maré negra no Golfo do México. O anúncio surge no dia seguinte à declaração, por parte da empresa, que o derrame foi definitivamente estancado.
Publicado a
Atualizado a

\t\tO montante inclui as despesas para conter e limpar o crude na zona, o valor gasto com as equipas de apoio, as operações para tapar o furo rebentado, o dinheiro entregue aos estados norte-americanos com costa afectados pelo desastre e às autoridades federais bem como os pedidos de indemnização já entregues. O balanço é no entanto provisório, podendo o valor final ser superior.

A BP precisou ainda que já recebeu mais de 145 mil pedidos de indemnização, dos quais já pagou 103.900, num total de 319 milhões de dólares.

No domingo, a BP indicou no seu site que os testes já efectuados permitem concluir que a cimentação do poço petrolífero da plataforma Deepwater Horizon foi um sucesso.

'Os testes de pressão que se seguiram às operações de cimentação indicam que temos uma rolha de cimento operacional (...), que era o resultado desejado', indicou o grupo em comunicado.

"Não há petróleo a ser derramado actualmente no Golfo" do México, acrescentou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt