Bombeiro confessa ter ateado vários incêndios no Sabugal
Um bombeiro da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sabugal assumiu a autoria de vários incêndios florestais ocorridos este último verão no concelho. O homem, de 30 anos, e que exercia as funções de motorista e bombeiro, foi detido e está em prisão domiciliária. Segundo comunicado da Polícia Judiciária (PJ), terá cometido os crimes "num quadro de alegado transtorno e vergonha". Depois de ter furtado bens a um colega, não queria enfrentar a corporação e tentou mobilizar os elementos para combates a incêndios que ele mesmo ateou. Terão sido pelo menos seis: em Teixedas, Cardeal, Cró, Alagoas/Amiais, Pousafoles do Bispo e Malcata.
A nota da PJ, enviada através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, refere que a investigação contou com a colaboração da associação à qual o arguido pertence.
Os vários incêndios, ocorridos entre 22 e 29 de agosto último, foram provocados pelo agora detido com recurso a chama direta e também à utilização de um cigarro aceso, e provocaram a destruição de aproximadamente 1 hectare de coberto vegetal e "só não atingiram maior intensidade graças à rápida e eficaz ação dos bombeiros", acrescenta o comunicado.
O motivo para atear os incêndios terá sido "mobilizar os seus colegas para serviços externos de combate aos fogos, procurando assim evitar cruzar-se com os mesmos no respetivo quartel nos dias que se seguiram à apropriação de valores", lê-se na nota.