Bom dia. Gestores do PSI20 ganham até 100 vezes mais do que os trabalhadores

Os CEO das empresas cotadas ganharam, em média, 876 mil euros em 2016. Portugal é o quarto país da UE com a maior desigualdade salarial, só ultrapassado por Chipre, Roménia e Polónia. Nesta edição, contamos-lhe como a Polícia Judiciária é a mais envelhecida das forças de segurança e contamos-lhe o 1º de maio em Paris, palco de confrontos a menos de uma semana das eleições presidenciais. <strong>Por Paulo Tavares</strong>
Publicado a

Portugal está quase no fundo da tabela dos países da União Europeia com maior desigualdade salarial, ou seja, somos dos países onde a diferença entre o que ganham os gestores de topo é maior em relação à média salarial das empresas. No outro extremo da tabela podemos encontrar a Suécia e outros países escandinavos, acompanhados pela Bélgica.

Um estudo demonstra que a PJ está envelhecida, com uma média de idades já muito perto dos 48 anos. Outra tendência revelada por este trabalho académico é uma mudança de género, com as mulheres a ganharem relevância na estrutura da Polícia Judiciária.

Paris assistiu ontem a confrontos que revelam um país dividido às portas da segunda volta das presidenciais. Pela caneta de dois repórteres - Ferreira Fernandes e Catarina Falcão - mostramos-lhe o que se passou no 1º de maio na capital francesa. Em Portugal não houve ameaça sequer de quebras à paz social nas comemorações do dia do trabalhador. As duas centrais sindicais comemoraram de forma tranquila, aumentaram a pressão sobre o governo socialista, mas deixaram para outra altura a ameaça de uma greve geral.

Nesta edição, ainda, veja como funciona o O-arm. Trata-se de uma espécie de GPS para cirurgiões, particularmente útil nas intervenções no cérebro e na coluna vertebral. O O-arm fornece imagens a três dimensões e em tempo real, o que acaba por funcionar como uma espécie de mapa para guiar os médicos.

Os Simple Minds estão de regresso a Portugal, com dois concertos, em Lisboa e no Porto. A banda chega em versão acústica, mas diz quem já assistiu que o poder de outros tempos está todo lá.

Tenha uma boa semana de trabalho!

Diário de Notícias
www.dn.pt