A Boeing apresentou esta quarta-feira mudanças no software e manual de controlo de voo dos aviões 737 Max, garantindo que dizendo que as correções implementadas melhoram a segurança deste modelo de aeronave, que esteve envolvido em dois acidentes mortais desde outubro e foi suspenso pelas autoridades de segurança de aviação.."Estamos a trabalhar com clientes e reguladores em todo o mundo para restaurar a confiança na nossa empresa, mas também para reafirmar o nosso compromisso com a segurança e reconquistar a confiança dos passageiros", disse Mike Sinnett, vice-presidente da Boeing, nas instalações em Renton, Washington, garantindo que as aeronaves "são seguras"..Com estas informações, a Southwest Airlines, a maior operadora do 737 Max, revelou que se sente encorajada pelas mudanças propostas, mas os pilotos da American Airlines Group, a maior operadora do mundo, pediram à Boeing e aos reguladores federais que não apressem a aprovação da atualização de software.."Estamos otimistas com o progresso, mas cautelosos", reiterou a associação dos pilotos (Allied Pilots Association, no original), que representa os aviadores da American, num comunicado, citado pela Bloomberg. "Não queremos ver o processo de certificação apressado ou acelerado.".A Boeing alterou o chamado sistema MCAS (Sistema de Aumento de Caraterísticas de Manobra, na sigla em inglês), um mecanismo de estabilização de voo desenvolvido pela companhia especificamente para os 737 MAX 8 e MAX 9, de forma a aumentar os níveis de proteção. O objetivo é diminuir o risco do MCAS se ativar de forma espontânea..O software agora atualizado pela Boeing usa dois sensores no nariz do avião, em vez de um, para ler o ângulo de ataque e avaliar a inclinação da aeronave, além de que foi projetado para não acionar o sistema MCAS repentinamente. Se aqueles sensores discordarem em mais de 5,5 graus, o sistema MCAS será desativado e não empurrará o nariz do avião para baixo. A Boeing adicionará ainda um indicador no painel de controlo para avisar os pilotos quando os sensores de ângulo de ataque não concordarem..As investigações de um dos acidentes com estas aeronaves - o de outubro de 2018 na Indonésia - indicam que foi a ativação deste sistema que inclinou o nariz do avião da Lion Air de forma tão pronunciada que as "tentativas dos pilotos para recuperar o controlo do aparelho foram inúteis". Segundo a empresa, as atualizações divulgadas vão reduzir a carga de trabalho da tripulação em situações anormais de voo..A tentativa de contenção da crise passou por uma visita da comunicação social às instalações da empresa em Renton, Washington, onde o avião é fabricado, bem como de 200 pilotos e das autoridades do setor, com os técnicos da empresa a detalharem as mudanças de software que pretendem submeter à Administração Federal de Aviação (FAA, no original)..Até ao final desta semana, a Boeing planeia enviar as atualizações de software e um plano de treinos de pilotos para a FAA, para aprovação da certificação - de resto, o processo de aprovação anterior destes modelos por parte da FAA foi tema de uma audiência muito esperada do Senado americano na tarde de quarta-feira..Segundo a Bloomberg, os legisladores questionaram o administrador da FAA, Daniel Elwell, sobre o referido software "anti-stall", que os investigadores suspeitavam estar com problemas, contribuindo para o acidente de 29 de outubro de um avião da Lion Air no mar de Java, na costa da Indonésia, e possivelmente no acidente subsequente de um voo da Ethiopian Air em 10 de março..Na sua primeira resposta pública a semanas de controvérsia, Daniel Elwell disse que a FAA manteve inicialmente a supervisão da certificação do sistema MCAS porque era novo, mas mais tarde - depois de a agência ter ficado mais confortável com o sistema - permitiu que os funcionários da Boeing, delegados pela FAA, assinassem os projetos para as aprovações finais..Já a fabricante diz que trabalha com as agências reguladoras para certificar a atualização do software e que o prazo para a conclusão das mudanças vai depender de cada país. Depois de aprovadas, a Boeing enviará o novo software às companhias aéreas clientes. ."A atualização de software da Boeing parece acrescentar mais uma camada de segurança à operação da aeronave MAX", disse Bob Waltz, piloto-chefe da Southwest, uma das companhias aéreas que têm as aeronaves da Boeing na sua frota. "Aguardamos com expectativa a orientação final da FAA e cumpriremos todas as modificações e requisitos de treino adicionais para fortalecer a confiabilidade do 737 Max.".346 mortos em dois acidentes nos últimos cinco meses.Recorde-se que, neste mês de março, autoridades de aviação de todo o mundo suspenderam a utilização dos modelos 737 Max, depois de, a 10 de março, a queda de um avião da Ethiopian Airlines ter provocado 157 mortos, levantando dúvidas sobre a segurança do modelo. Sobretudo porque esse foi o segundo acidente em cinco meses envolvendo um 737 Max 8, já que em outubro passado 189 pessoas morreram num voo da indonésia Lion Air..Contactado pela CNN, o regulador aeronáutico norte-americano não quis tecer qualquer comentário sobre a atualização do software da Boeing e sobre se isso será suficiente para recuperar a autorização de voo para esses modelos. Mas uma fonte disse à cadeia televisiva norte-americana que "a FAA não pode permitir que dezenas de aviões 737 Max regressem aos ares até que saiba mais sobre as causas do acidente aéreo etíope"..[notícia atualizada às 8.40 de 28/3, com a posição dos pilotos e relato da audiência no Senado americano]