Bilhete postal: Sochi, a "Riviera russa"
Sochi será sem dúvida das cidades russas mais habituadas ao convívio com forasteiros e mais rodada no acolhimento de grandes eventos internacionais. Estância balnear de renome, Sotchi é um dos destinos turísticos mais populares da Rússia e transformou-se nos últimos anos uma das cidades mais cosmopolitas do país.
A eleição de Sochi para palco dos Jogos Olímpicos de Inverno 2014 gerou um investimento maciço em instalações desportivas, transportes, comunicações e hotéis. Na sequência dos Jogos Sochi acolhia entretanto o Grande Prémio da Rússia de Fórmula 1 e um importante festival de cinema, conquistando nos últimos anos uma crescente projecção internacional. Quase metade dos mais de 400 mil habitantes da cidade trabalha nas áreas do turismo, do lazer, da saúde ou do desporto.
Implantada entre a costa nordeste do Mar Negro e os contrafortes do Cáucaso Ocidental, a 1360 kms de Moscovo, Sochi junta às condições geográficas únicas os privilégios de um clima de tipo subtropical, quente e húmido, com 200 dias de sol por ano e uma flora luxuriante. Os termómetros raramente descem abaixo de zero no Inverno, e no Verão as temperaturas oscilam entre os 26 e os 28 graus.
A cidade nasceu em 1838 em volta de uma fortificação militar, em pela campanha de conquista do Cáucaso pelo Império tsarista. A estância termal e os primeiros santórios e hotéis surgiram no final do século. Sochi viveria então uma época de opulência que lhe valeu a fama de "Riviera do Cáucaso". Sotchi e o Cáucaso seduziram e inspiraram desde então grandes nomes da literatura russa, de Puchkine a Lermontov e Tolstoi, de Pasternak a Brodki, Ostrovski ou Bunin.
Sochi era um dos locais de repouso favoritos de Staline que ali construiu uma villa privada, hoje transformada em Hotel. Ao longo do século XX a cidade encheu-se de grandes estabelecimentos balneares que acolhiam as figuras proeminentes da nomenklatura do regime e transformou-se depois num destino de férias na moda, com mais de milhões de veraneantes por ano - que lhe valeu a fama de "capital de Verão" da antiga URSS.
Vladimir Putin escolheu frequentemente Sochi para acolher chefes de Estado estrangeiros e os críticos do enorme investimento feito na cidade dizem que o líder do Kremlin quis fazer de Sochi uma "vitrine do regime".
Arena principal do Parque Olímpico de Sochi, o moderno Estádio Ficht, com capacidade para 45 mil espectadores, reconstruído depois dos Jogos de 2014 de forma a satisfazer as exigências da FIFA para jogos internacionais, será o palco do Portugal-Espanha desta sexta-feira. Acolherá ainda mais cinco jogos deste Mundial, entre eles uma partida dos oitavos e outra dos quartos de final quartos de final.