Beckham em busca do melhor pastel de nata irrita Macau ao falar mandarim
David Beckham junta-se a estrelas do cinema da China e Hong Kong numa busca pelo pastel de nata perfeito. Este é o mote para o último mini-filme promocional do Sands Resort Macao, do qual o ex-futebolista britânico é embaixador. Nas imagens, Beckham avalia o potencial do pastel de nata, o bolo deixado pelos portugueses no território que administraram até 1999, antes da passagem para a China, como região administrativa especial. Mas fá-lo em mandarim.
Ora em Macau - tal como em Hong Kong, fala-se maioritariamente cantonês e não mandarim, a língua oficial da China.
Veja aqui o vídeo do anúncio:
O passo em falso do ex-futebolista não passou despercebido e as críticas acumularam-se na sua página de Facebook oficial. "A nossa língua é o cantonês. Sei que não devia ser envolvido nas complexas questões políticas e conflitos culturais em Hong Kong e Macau, mas este anúncio não mostra nada de Macau", escreveu um utilizador num comentário.
Uma das diferenças entre o mandarim e o cantonês é que o primeiro usa caracteres simplificados, enquanto o segundo usa os caracteres tradicionais chineses na sua forma escrita.
Noutro comentário pode ler-se: "Não me importo de falar mandarim, se um britânico quer ser amigável e próximo das pessoas de Macau, por favor, fale cantonês. Caso contrário, preferia que falasse inglês". E outro ainda sublinha: "A língua de Macau é o cantonês e o português, não o mandarim. Por favor respeite a nossa cultura! Não ia para a Alemanha falar holandês ou para Itália falar francês, pois não?"
Nas imagens, Beckham surge a provar vários pastéis de nata. tendo mesmo de fugir de uma pastelaria depois de ter criticado o bolo ali produzido, provocando a fúria do pasteleiro.
Antiga estrela do Manchester United, David Beckham passou ainda pelo Real Madrid, pelo Milan, pelo LA Galaxy e pelo PSG. Durante anos capitão da seleção inglesa, o ex-futebolista, hoje com 43 anos, dedicou-se aos negócios nos últimos anos. Casado com a ex-Spice Girl Victoria Beckham, tem quatro filhos.
Quanto ao pastel de nata, a sua história remonta ao século XIX. Em 1837, os monges do Mosteiro dos Jerónimos começaram a vender o pequeno bolo numa pastelaria contígua, para ajudar à sobrevivência financeira da ordem. Estamos a falar de um tempo em que Lisboa e Belém eram duas cidades diferentes, com ligação terrestre ou por barco a vapor.
Surgiam assim os pastéis de Belém, famosos até hoje, e que já na época atraiam os turistas que iam até à zona do Mosteiro e da Torre de Belém.
A receita foi logo um segredo bem guardado. Só os chefes pasteleiros a conhecem e têm de jurar silêncio para salvar o segredo.
Hoje os Pastéis de Belém continuam a atrair turistas, mas o pastel de nata democratizou-se e não só se encontra em qualquer pastelaria de Portugal, como também um pouco por todo o mundo. Seja nos territórios que a foram portugueses, como Macau, ou levado para vários países pelos emigrantes portugueses.