Ban Ki-moon considera Guterres "uma excelente escolha" para a sua sucessão
O atual secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, considerou esta quinta-feira em Roma que o antigo primeiro-ministro português António Guterres foi "uma excelente escolha" para a sua sucessão.
"Conheço muito bem Guterres e considero que representa uma excelente escolha", declarou Ban aos media à margem de um encontro com o Presidente italiano, Sergio Mattarella.
O antigo primeiro-ministro português António Guterres foi indicado na quarta-feira como favorito para secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo Conselho de Segurança à Assembleia-geral, que deverá aprovar o seu nome dentro de alguns dias.
O Conselho de Segurança anunciou quarta-feira que o português foi o "vencedor claro" da votação, recebendo 13 votos de encorajamento e duas abstenções, uma das quais de um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança com direito de veto.
Este órgão, com poder de veto, aprovou esta quinta-feira a indicação do nome de António Guterres para a Assembleia-Geral das Nações Unidas, concretizando assim a eleição do sucessor de Ban Ki-moon.
O novo secretário-geral da organização substitui Ban Ki-Moon e entra em funções a 1 de janeiro de 2017.