Azinheira portuguesa no pódio da árvores do ano

Vencedora é uma amendoeira da Hungria. Segundo lugar foi entregue a um carvalho na Rússia.
Publicado a
Atualizado a

Já é conhecida a árvore do ano 2019. Uma amendoeira da Hungria arrecadou o primeiro lugar, numa votação que decorreu online e cujos resultados foram revelados esta terça-feira, no Parlamento Europeu. Em segundo lugar ficou um carvalho russo e o terceiro lugar acabou conquistado por uma azinheira portuguesa.

A amendoeira de Snowy Hill em Pécs, vista como um símbolo húngaro de renovação eterna, arrecadou 45 132 votos. O carvalho Abramtsevo teve 39 538 votos e a azinheira secular do Monte Barbeiro, 32 630 votos. Esta é a quarta vez que a Hungria vence esta distinção. Já Portugal está pela segunda vez no pódio da competição - tendo vencido no ano passado com um sobreiro - organizada pela Environmental Partnership Association e pela European Landowners' Organisation, que pretendem promover o ambiente e a diversidade.

A árvore vencedora tem 135 anos e está em frente à Igreja da Nossa Senhora das Neves em Pécs. A azinheira portuguesa de 150 anos fica no concelho de Mértola (a sete quilómetros da Alcaria Ruiva). Tem uma copa de 23,28 metros de diâmetro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt