Autora de policiais Ruth Rendell em estado crítico após AVC
A informação foi avançada esta quinta-feira pela editora da autora, a Hutchinson - Penguin Random House, num comunicado citado pela imprensa britânica. "Ruth Rendell, a célebre escritora de policiais e autora de mais de 60 romances best-sellers sofreu um grave AVC na quarta-feira, 7 de janeiro", lia-se então. A escritora britânica encontra-se "em estado crítico mas estável".
Rendell, de 84 anos, é autora de policiais protagonizados pela sua célebre personagem Inspector Wexford, que surge logo no seu primeiro livro From Doon to Death em 1964. Os livros que contam as peripécias do sagaz Wexford foram transpostos para a televisão na série Ruth Rendell Mysteries, protagonizada por George Baker, que esteve no ar durante mais de uma década. Para além do nome com que assina os seus policiais existe ainda Barbara Vine, o seu pseudónimo para vários thrillers psicológicos.
A escritora, que comparecia até recentemente "três a quatro vezes por semana na Câmara dos Lordes" pelo Partido Trabalhista, segundo o The Guardian, foi também bastante ativa em campanhas contra a mutilação genital feminina.
Ruth Rendell começou a sua carreira como jornalista mas acabou por abandonar a profissão após fazer a cobertura de um jantar anual de um clube de ténis onde não fez referência à morte do orador do jantar, contava esta quinta-feira o jornal britânico Telegraph.
Após The Girl Next Door, livro publicado em 2014, a escritora galardoada há dois anos com o prémio Cartier Diamond Dagger da Crime Writers's Association, terá terminado um novo livro que deve ser publicado pela Hutchinson no próximo outono.
Estão publicados em português vários títulos da escritora britânica, entre eles A Árvore das Mãos (The Three of Hands)e Um Bando de Corvos (An unkindness of ravens), pela Relógio d'Água, ou O Beijo da Serpente (Kissing the Gunner's Daughter), pelas Edições 70.