Autoagendamento abre para os de 45 anos ou mais. Vacinadas 250 mil crianças
Lacerda Sales, em visita a um Centro de Vacinação das Caldas da Rainha na manhã deste domingo, fez um balanço da vacinação dos que têm entre 5 e 11 anos, e que foram prioritários nos últimos quatro dias. Espera ver vacinados até ao fim deste domingo 280 mil crianças entre os 5 e 11 anos, o que disse corresponder a 45 % deste grupo etário.
Entretanto, a Direção-Geral de Saúde acaba de publicar o relatório da vacinação que já incluiu sábado, quando estão vacinadas 255 330 crianças entre os 5 e 11 anos de idade. Ficaram vacinadas mais 59 243, mais nove mil que na sexta-feira.
Têm a vacinação completa 8,7 milhões de residentes em Portugal, sendo que 89 % dos 70 e mais anos já o fizeram. E mais de 3,3 milhões tem a dose de reforço, mais 33 482 nas últimas 24 horas.
Também são prioridade nestes quatro dias o pessoal que trabalha em meio escolar.
O secretário de Estado da saúde aproveitou para anunciar a abertura na próxima semana do autoagendamento da vacina de reforço para os que têm 45 ou mais anos.
Atualmente, podem marcar a vacina os que têm 30 ou mais anos de idade e levaram a Janssen (uma dose) e os de 50 ou mais.
Continuam a poder vacinar-se com a dose de reforço em regime de "casa aberta" (sem marcação), os mais de 60 e os trabalhadores em meio escolar (ensino básico e secundário).
O início do processo de vacinação continua aberto para as crianças entre os 5 e 11 anos e a população em geral.
Atualizada às 17: 50 de domingo.