Autarcas de Cascais e Braga finalistas do prémio World Mayor 2021

Os portugueses Carlos Carreiras e Ricardo Rio estão entre os 32 presidentes de Câmara de todo o mundo candidatos ao prémio de melhor do ano.
Publicado a
Atualizado a

Carlos Carreiras e Ricardo Rio, respetivamente presidentes das Câmaras Municipais de Cascais e Braga, estão entre os 32 finalistas de todo o mundo ao prémio World Mayor 2021, que premeia o melhor autarca do ano. Da lista inicial de candidatos a este prémio fazia também parte Fernando Medina, presidente da autarquia lisboeta, que no entanto ficou fora da lista final agora divulgada.

De acordo com a The City Mayors Foundation, fundação criada em 2004 por municípios de todo o mundo e que são promotores deste prémio anual, os finalistas agora divulgados pertencem a 21 países, tendo sido escolhidos porque a "liderança durante a pandemia covid proporcionou proteção e garantia às suas comunidades". Assim, para serem eleitos, cada um dos autarcas "precisaram de mostrar consciência das implicações de longo prazo da pandemia".

"Esta nomeação, a exemplo de outros prémios que a câmara recebeu, prestigia essencialmente a capacidade de resiliência de Cascais, a determinação das suas gentes e a sua capacidade de se unir nos momentos difíceis. Paradoxalmente, é uma distinção que dispensávamos, pois significaria que não teríamos este pesadelo da pandemia da covid-19", disse Carlos Carreiras sobre esta nomeação.

Ricardo Rio e Carlos Carreiras estão entre os 17 presidentes de municípios europeus, que incluem os autarcas de Grigny, Grenoble e Saint-Omer (França); Mannheim e Rostock (Alemanha); Milão, San Bellino e Villa del Conte (Itália); Arnhem, Dantumadiel e Roterdão (Holanda); Varsóvia (Polónia); Bratislava (Eslováquia); Helsingborg (Suécia); Manchester (Inglaterra).

Da América do Norte estão nomeados os autarcas de Long Beach, Milwaukee, Richmond e Washington, dos Estados Unidos, e da Cidade do México. Na América do Sul estão nomeados os líderes das cidades de Buenos Aires (Argentina), Bogotá (Colômbia) e Guarulhos (Brasil).

Da Ásia estão nomeados os autarcas de Deli (Índia), Pasig (Filipinas), Raqqa (Síria) e Ancara (Turquia), enquanto de África foram escolhidos os presidentes dos municípios de Kingali (Ruanda) e Freetown (Serra Leoa). Na Oceania, consta o nome da autarca australiana de Melbourne.

Os finalistas estão a partir de agora sujeitos a votação online, sendo que cada um dos votos tem de ser justificado. Serão valorizados, além no número de votos alcançados, os argumentos apresentados.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt