Audições com António Mendonça e Teixeira dos Santos
O ex-ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações António Mendonça regressa à comissão de inquérito, na terça-feira, para explicar o que levou o Governo, liderado por José Sócrates, a anular o concurso público relativo à construção da linha de alta velocidade, no troço Lisboa-Poceirão, em setembro de 2010.
Por sua vez, o antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos vai, na sexta-feira, explicar as decisões tomadas em relação à alta velocidade, mas na agenda da audição está também a A8 Concessão Oeste e a Brisa.
Na quarta-feira, será ouvido António Castro Henriques, presidente do conselho de administração da ELOS, concessionária, detida pelo grupo Soares da Costa, que assinou, em 2010, com o Estado o contrato de concessão da ligação de alta velocidade entre Poceirão e Caia.
Na quinta-feira, será ouvido o presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT), Carlos Correia.
A comissão de inquérito às PPP rodoviárias e ferroviárias resulta de duas iniciativas: uma do PSD e do CDS e outra do Bloco de Esquerda.