Attenbourough pede a ingleses que esqueçam o Brexit e contem borboletas
Estar em contacto com a natureza ajuda David Attenborough a desligar do mundo e fá-lo sentir-se melhor. O naturalista britânico diz que observar borboletas no seu jardim ajuda-o a desligar a mente das "desgraças do Brexit". E, já agora, pode também ser útil. O conhecido apresentador de televisão é um dos grandes apoiantes da Grande Contagem de Borboletas que está a decorrer neste momento no Reino Unido. Basta ficar cerca de 15 minutos a contar borboletas e depois partilhar os resultados online.
A maioria das espécies de borboletas tem vindo a desaparecer nos últimos 40 anos. No entanto, este ano, as condições meteorológicas no Reino Unido (um inverno frio seguido de uma primavera tardia e um verão ameno), são as ideias para as borboletas aparecerem. Mas se a temperatura aumentar e criar uma seca, os efeitos poderão ser catastróficos, já que as plantas murcham e os insetos morrem por falta de alimentos, explicou a organização Butterfly Conservation, que organiza a contagem. Foi o que aconteceu, por exemplo, em 1976, quando a população de borboletas colapsou devido ao verão quente.
As borboletas estão a desaparecer? Quantas ainda existem? E de que espécies são? Se queremos saber mais sobre as borboletas esta é a altura do ano ano para estarmos atentos. E é por isso que a organização britânica Butterfly Conservation promove, anualmente, a Grande Contagem de Borboletas e está a pedir às pessoas que durante as próximas semanas contem e registem em vídeo 17 espécies de borboletas.