Atividades de Natal ocupam Avenida da Liberdade, em Lisboa
O objetivo é "tornar a avenida naquilo que era dantes, um espaço de passeio público, onde as pessoas vinham passear, ver as montras e ver exposições", disse hoje à agência Lusa a representante da associação Passeio Público, responsável pela iniciativa e composta por empresários da Avenida da Liberdade.
Maria João Bahia acrescentou que a animação cultural tem também o intuito de "dar vida [à avenida] e criar alguma dinâmica e intercâmbio entre todas as lojas", sejam elas de luxo ou 'low-cost'.
Na quinta-feira, as atividades começam às 10:00 com a Feira da Avenida da Liberdade e uma Feira de Natal, que terminam às 18:00 e às 20:00, respetivamente.
A primeira já decorre em "todos os primeiros fins de semana de cada mês" naquela zona, enquanto a segunda vai contar com "produtos de ações de solidariedade e de gastronomia e decorações de Natal", explicou a responsável.
A feira natalícia regressa à mesma hora na sexta-feira, dia em que haverá também atuação do DJ Troc O'Passos, das 15:00 às 19:00.
No sábado, volta a Feira da Avenida da Liberdade e continua a Feira de Natal, havendo também a inauguração oficial e a bênção do presépio, assim como da árvore de Natal da associação, feita pelo padre da freguesia de Santo António, entre as 15:00 e as 15:30.
Nesse dia, a animação fica a cargo do Coro de Santo Amaro de Oeiras, que atua junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, das 15:30 às 16:30, de um 'flashmob' (grupo de pessoas que começam a dançar inesperadamente em público), das 16:30 às 18:00, e do Coro de Gospel de Lisboa, que vai percorrer a avenida das 16:00 às 17:30.
No domingo haverá novamente a Feira da Avenida da Liberdade e a Feira de Natal.