Artista chinesa vive numa galeria durante 36 dias

A artista chinesa Zhou Jie iniciou no passado dia 9 o projeto <i>36 Dias</i>, propondo-se viver numa das salas de exposições da Art Now Gallery, em Pequim, durante 36 dias.
Publicado a
Atualizado a

A artista tem apenas uma cama de ferro feita por si (sem colchão) e algumas esculturas em ferro, com a forma de animais - são tudo peças em que está a trabalhar. Tem também alguma comida, peças de roupa e o seu telemóvel.

"Usarei a maior parte do tempo para terminar as minhas obras de arte. Vou comer e descansar quando me apetecer. E também posso usar o telemóvel para navegar na internet ou jogar", explicou.

O público é convidado a visitar a performance e a interagir com Zhou Jie. Hoje, por exemplo, a artista recebeu a visita do seu namorado, Lian Xi, e do seu vão, Dan Dan.

Nos primeiros dias, a artista dormiu nua na cama de ferro, ficando com o corpo todo marcado. As fotografias causaram reações inflamadas nas redes sociais. "Não estou a tentar provocar ninguém", explicou. "Costumo dormir muitas vezes nua, foi por isso que decidi dormir nua na noite da inauguração. O meu namorada estava lá comigo e apoiou-me, disse-me que os verdadeiros apreciadores de arte não me vão julgar. Só quero expor toda a minha vida durante este tempo. Posso decidir dormir com ou sem roupa. A decisão é totalmente imprevisível, tal como a vida."

A performance termina no dia 13 de setembro.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt