Argentina foi escolhida para testar vacina contra a covid-19
A Argentina foi selecionada para testar uma vacina contra a covid-19, um que está a ser desenvolvido pela BioNTech e Pfizer, anunciou, esta sexta-feira, o presidente Alberto Fernández.
"A Argentina é o único país da região onde irá ser realizada uma das fases de testes de uma possível vacina contra a covid-19", escreveu Fernández nas redes sociais.
A vacina experimental BNT162b1 "é capaz de gerar uma resposta de anticorpos neutralizantes em seres humanos em níveis maiores ou iguais aos observados nos soros convalescentes, e fá-lo em doses relativamente baixas", disse Ugur Sahin, diretor-executivo da BioNTech, em comunicado das duas empresas.
Na capital argentina, BioNTech e Pfizer referiram, em nota divulgada esta sexta-feira, que "a seleção de um centro na Argentina para realizar estes estudos foi baseada em diferentes fatores, que incluem a experiência científica, as capacidades operacionais da equipa do investigador principal, o epidemiologia da doença, assim como a experiência anterior da Argentina na condução de estudos clínicos".
O anúncio em Buenos Aires foi feito no final de uma audiência do presidente com os executivos das empresas e a Fundación Infant, na residência oficial de Olivos.
As duas empresas pretendem iniciar a primeira fase dos estudos em julho, assim que receberem as aprovações.
A vacina da Pfizer e da BioNTech é uma das doze que estão a ser testadas em seres humanos (fase clínica) em todo o mundo, de acordo com registos da Organização Mundial da Saúde (OMS).
De referir que a Argentina ultrapassou os 90 mil casos positivos, desde o início da pandemia. No total, 1.749 pessoas morreram no país devido ao novo coronavírus e quase 40 mil conseguiram recuperar da doença.